Com faixas, panfletos e distribuindo cataventos que simbolizam o PETI, os agentes percorreram as praças da cidade
Foto: Marcos Rodrigues
Em mais uma ação para conscientização e combate ao trabalho infantil. A prefeitura de Cedro, realizou na manhã desta terça-feira (15), a mobilização com fixação de cartazes, cataventos e distribuição de panfletos em praças da cidade. A ação faz alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, no último dia 12 de junho.
A atividade foi realizada por equipes da Secretaria do Trabalho e Assistência Social e representantes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS I e II), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), Programa Criança Feliz, Conselho Tutelar e Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA). Os profissionais realizaram manifesto sobre a temática, mostrando aos moradores a importância da discussão para novas políticas públicas. Por conta da pandemia da covid-19, esteve apenas um representante de cada setor, mantendo também o distanciamento social.
O prefeito Joãozinho de titico, explica que diante da pandemia da Covid-19 os números de casos de violência com as crianças no país se torna alarmante. "Unimos em um único objetivo, levar uma voz para a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar", pontua.
A pequena Lorena Matos, estava passeando com sua mãe na Praça Nilo Viana Diniz, quando chamou a atenção a quantidade de cataventos fixados, ela aproveitou e gravou um vídeo relatando "Diga não ao trabalho infantil" e usando pincel como expressão que é dever da criança a educação. Para a mãe dela, é papel da família incentivar cada vez mais aos estudos. "É o futuro dos nossos filhos, essa campanha é um grito para aquelas crianças que estão passando por este momento", pontua Tereza Matos.
O catavento, símbolo da campanha contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo, foi distribuído para as crianças. Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, ressalta que o objeto simboliza a alegria da infância, que deve ser preservada e valorizada por todos ao redor da criança. "A responsabilidade é de todos nós, garantir esse desenvolvimento seguro, sem traumas e que possamos também denunciar em caso de perceber alguma situação que mereça uma atenção dos órgãos fiscalizadores", explicou.
Mais ações
Na próxima quarta-feira, 16 de junho, será realizado o dia "D" com as crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Na ocasião, irão apresentar vídeos de atividades relativas ao tema nas redes sociais da Prefeitura. O encerramento será marcado com um webinar com os profissionais que atuam nos equipamentos socioassistenciais da Secretaria do Trabalho e Assistência Social com o tema: Por que o trabalho infantil rouba a dignidade de nossas crianças?.O evento acontece na próxima quinta-feira, 17 de junho e será transmitido na redes sociais da prefeitura.