Serão realizadas diversas ações como lives, entrevistas, debates e criação de vídeos.
Foto: Divulgação
As ações visam sensibilizar a sociedade sobre o tema que faz parte da campanha "Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil! "
Na manhã desta segunda-feira (14), aconteceu a abertura oficial da semana de atividades sobre exploração do trabalho infantil. Na ocasião, uma live realizada nas redes sociais da prefeitura, abordaram temas sobre a temática.
O dia 12 de junho, foi destaque pelo Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. O prefeito Joãozinho de titico, relembra que essa luta contra a exploração de crianças e adolescentes é diária. "É importante ressaltar que temos o disque 100 e os equipamentos sociosassistenciais para podermos fazer a denúncia, assim, com a rede de atenção em conjunto com as secretarias municipais, iremos cada vez mais reduzir os números alarmantes em todo país", pontua.
Representando o prefeito Joãozinho de titico, a Secretária do Trabalho e Assistência Social, ressaltou ser compromisso da gestão municipal, ampliar as temáticas diante da pandemia da Covid-19. "É uma ação contínua, temos diversos projetos em andamento e se faz necessário que a sociedade seja orientada sobre o prejuízo o trabalho infantil possa trazer ao futuro das crianças e adolescentes", pontua Luciana Vieira.
Durante a Live, a presidente interina do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), ressalta que é necessário a realização de audiências com foco na construção de plenárias para debater tema sobre trabalho infantil. "Temos que buscar todos os mecanismos para que possamos levar essas propostas e criarmos audiências junto aos demais órgãos do município", pontua Juliana Santos.
Com a presença do representante do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o psicólogo Noel Alves, detalhou que o momento foi de troca de conhecimento, como o município de Cedro avança com novas políticas públicas de combate aos tipos de trabalhos infantis. "É necessário a realização de novos encontros sobre essa temática, entendemos que a internet colabora para podermos avançar cada vez mais na redução dos índices de trabalho infantil", pontua.
PROGRAMAÇÃO:
Na terça-feira (15 de junho), será realizada fixação de faixas e cataventos em praças públicas, além de registro em fotos com os representantes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS I e II), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), Programa Criança Feliz, Conselho Tutelar e Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA).
Na quarta-feira (16), será realizado o dia "D" na luta contra o trabalho infantil com as crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Na ocasião, irão apresentar vídeos de atividades relativas ao tema nas redes sociais da Prefeitura.
Dia 17 (quinta-feira), acontecerá o encerramento com live de debates com profissionais que atuam nos equipamentos socioassistenciais da Secretaria do Trabalho e Assistência Social com o tema: Por que o trabalho infantil rouba a dignidade de nossas crianças?