O município recebeu doses da vacina produzida pela Pfizer/BioNTech. No primeiro dia, 10 gestantes foram imunizadas
Foto: Marcos Rodrigues
Para avançar na vacinação contra a Covid-19, o município de Cedro iniciou na última terça-feira (8), a imunização em gestantes e puérperas, conforme orientação do Programa Nacional de Imunização (PNI).
O prefeito Joãozinho de titico, lembra que os cedrenses precisam registrar ou atualizar seus dados no Cadastro Estadual de Vacinação, disponibilizado pela Sesa na plataforma Saúde Digital. "Daí em diante, o município fica com a dose garantia para ser aplicada na população, estamos recebendo vacinas, mas, só será aplicado mediante cadastro", explicou.
A distribuição da vacina da Pfizer para todo o Ceará foi feita com base na normativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgada em 28 de maio, que autorizou novas condições de armazenamento e, assim, facilitou a logística de distribuição do imunizante.
A gestante Sueywanni Ribeiro, após comunicado nas redes sociais da prefeitura, procurou posto de saúde mais próximo para receber a 1ª dose. "Finalmente eu fui vacinada, a gravidez já traz inúmeras preocupações na rotina diária e nessa época da pandemia da covid-19, me preocupo bastante, pois enquanto cidadã e profissional da Assistência Social, continuarei com os mesmos cuidados", pontua.
Vacinômetro
O Vacinômetro da Secretaria de saúde de Cedro, registrou, da última quarta-feira (9), a aplicação de 9.260 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 5.787 como primeira dose (D1) e 3.473 de segunda dose (D2).