Foram apresentados 11 projetos das escolas da rede municipais de ensino. Por conta da pandemia da Covid-19, o evento aconteceu no formato online
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Para comemorar o dia nacional da matemática, ocorrido no último dia 06 de maio, a prefeitura de Cedro, por meio da secretaria de educação, realizou diversas atividades durante o mês, o encerramento ocorreu na última terça-feira (8), com a presença de professores, diretores e exibição de vídeos, textos e projetos desenvolvidos nas escolas. O evento aconteceu na plataforma Zoom e foi transmitido nas redes sociais da prefeitura.
O prefeito de Cedro, explica que os estudantes vivenciaram a matemática de forma atrativa. "Constatei diversos projetos com atividades lúdicas, voltadas ao aprendizado em todas as escolas da rede, desde a Educação Infantil, até o Ensino fundamental da rede pública municipal", explica.
Foram apresentados projetos das escolas Obi Viana Diniz, Celso Alves, Gabriel Diniz, Tereza Dutra, Antonieta Jucá Marques, João Batista Moreno, Antônio Pinheiro Torres/Pedro Moreira do Carmo, Antônio Laurênio de Oliveira, Antonio Alves, Francisca de Jesus Cavalcanti, Estefânia da Silva e Arakém Sedrim de Aguiar.
Na abertura do evento, a Secretária de educação, citou que diante da pandemia da Covid-19, os professores estão desempenhando papel fundamental na construção do futuro dos estudantes. "É um compromisso nosso incentivar a mobilização de professores e alunos para mostrarmos que a Matemática em suas diversas dimensões, nos auxiliam por um futuro melhor", disse Regina Cavalcante.
Diante do cenário de incertezas, os professores gravaram vídeos educativos sobre os desafios para os estudantes, as ações realizadas aconteciam em conjunto com os pais. Na escola Arakém Sedrim de Aguiar, estudantes realizaram pesquisa de preço de aparelhos eletrônicos existentes em suas residências. A estudante Gabriela Costa da escola Tereza Dutra, construiu um origami, uma arte oriental que consiste em fazer dobraduras de papel, formando assim pequenas esculturas. "É uma figura geométrica, essa relação apesar de serem figuras distintas, apresentam arestas, vértices e ângulos", explicou.
O professor Nilton Cesár, explica que o projeto "Tabuada em ação", da escola Antônio Alves, dará continuidade até o final do ano com os alunos do 4ª ao 7º ano. "Pensamos em um projeto que contemplasse a tabuada, sendo um caminho primordial para o desenvolvimento da matemática com o reforço de ensino, utilizando jogos e brincadeiras", pontua.
Na Escola Estefânia da Silva, os estudantes participaram do projeto "Brincando de contar", com a construção de materiais educativos com atividades relacionadas a tabuada de forma lúdica com uso de dados, tigelas e colheres. "Gravei vídeos mostrando como desenvolver cada atividade em casa e isso foi um ponto positivo desta pandemia, pois não tínhamos hábito de gravar vídeo e o resultados estão sendo satisfatório", explica Alysson Lima.
Quem desejar conhecer cada projeto, pode acessar no site
www.cedro.ce.gov.br