O evento contou com a presença dos estudantes do 3º ano do curso técnico em administração da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca de Albuquerque Moura
Foto: Print/Live
Na última sexta-feira (28), a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, em conjunto com a Sala do Empreendedorismo e a Escola Estadual de Educação Profissional Francisca de Albuquerque Moura, promoveu webinar para detalhar a conclusão do projeto "Valorize o que é daqui", que se tornou junto ao comércio local a oportunidade de ampliar as vendas e repassar aos moradores a importância da compra no comércio local.
O evento online contou com a presença da Secretária do trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, diretor de ensino da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca de Albuquerque Moura, Aurélio Gomes, coordenador do curso técnico em administração, Hudson Josino, e orientador de estágio, Antônio Vileimar, além da palestra a professora Raquel Lira, do IFCE Campus Cedro.
O prefeito Joãozinho de titico, esse projeto se torna importante demais para o comércio local e valoriza o que é produzido no município. "Quero parabeniza aos estudantes pela iniciativa, mesmo diante da pandemia, desenvolveram o projeto e fortaleceram através de dados que nos ajudarão a encontrar maneiras de ampliar ainda mais o apoio", pontua.
Na abertura do evento, a Secretária do Trabalho e Assistência Social, explica que considerando o atual cenário da pandemia, no qual os trabalhadores informais estão com dificuldades de iniciar ou manter o comércio, "A iniciativa foi de fundamental importância e com as instituições de ensino na concretização de projetos para melhorar cada vez mais as vendas tenho certeza que vamos driblar ou pelo menos reduzir a crise através do empreendedorismo que é o nosso foco", pontua.
O evento ainda contou com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cedro (CDL), e a participação de estudantes que apresentaram o projeto e os resultados obtidos. Para o diretor da Escola Estadual de Ensino Profissional, Francisca de Albuquerque Moura, o projeto foi relevante para a sociedade cedrense. "Quando nós colocamos nossos alunos no mercado de trabalho e participam ativamente das ações com seus conhecimentos e valorizando o comércio local", pontua.
A professora Raquel Lira, que também atua como Coordenadora da Incubadora de Empresas do IFCE Campus Cedro, apresentou dados do município de Cedro, além da importância do fortalecimento do Ecossistema e as experiências, e ferramentas que podem ajudar a desenvolver o comércio local. A estudante Ingrid Maria, ressalta que o projeto se trata de uma campanha publicitária que busca fortalecer o desenvolvimento local. "Uma vez comprando no município, o morador fortalece a economia local, como no aumento da geração de emprego e na arrecadação de impostos e gerando investimentos na saúde, educação e na infraestrutura", explica.
Na avaliação da CDL, a ação do projeto foi constatada na prática. Na live, o presidente Magno Diniz, avaliou que o "comércio local só fez ganhar com a prática dos estudantes", escreveu.