Neste ano, o município já contabiliza 04 novos casos de Dengue. O cenário em período de chuvas é preocupante e novas ações acontecerão durante o mês de junho
Foto: Redes sociais das escolas
Com o surgimento de novos casos no distrito de Lagêdo e no bairro Jardim Afonso Celso, no boletim divulgado na última quarta-feira (19), as escolas Antônio Alves dos Santos e Estefânia da Silva, mobilizaram os estudantes com atividades em suas residências com eliminação de criadouros e limpeza de baldes, potes e bacias.
O prefeito Joãozinho de titico, destaca que essas atividades acontecem em conjunto com as pastas da saúde, educação e meio ambiente. "Se faz necessário essa integração para que possamos reduzir os números de casos e consequentemente cuidar do futuro com mais zelo", pontua.
A ação é realizada pelo Programa Saúde na Escola (PSE), e do Comitê municipal de combate às arboviroses. Conforme a demanda, cada bairro que for registrado novos casos, é realizado o bloqueio com os profissionais da área da saúde e as medidas educativas em parceria com cada escola localizada nos bairros.
Para Lúcia Barros, que coordena o PSE-Educação, reforça que os lares são o ambiente mais propício para a proliferação do mosquito. "Neste período de isolamento social, estamos orientando que redobrem os cuidados para combater a proliferação do mosquito e, assim, evitar novos casos da doença", explica.
Os estudantes ao longo desta sexta-feira, eliminaram garrafas com água parada, pneus e copos. Além, da limpeza com os pais e usaram máscaras como medida de proteção.
Boletim
Desde janeiro, o município contabiliza 29 casos notificados, 25 negativos e nos bairros Caldeirão, Fátima, Jardim Afonso Celso e Lagêdo, ambos com 1 caso confirmado em cada.