A ação faz parte do planejamento da Secretaria do Trabalho e Assistência Social. A cada 15 dias, o grupo de idosos se reúne por meio de plataformas sociais
Print reunião
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da pessoa idosa (SCFV), mobilizou cerca de 12 idosos do distrito de Candeias na última segunda-feira (17), para um encontro virtual com assuntos relacionados sobre os desafios e possibilidades diante do atendimento remoto, acompanhamento diante da pandemia.
O prefeito Joãozinho de Titico, pontua que a necessidade de manter contato com os idosos diante do isolamento social se faz necessário. "Estamos vivenciando um avanço nas políticas públicas na área social, reconheço esses encontros virtuais, se faz necessário pelas temáticas abordadas", explica.
O próximo encontro será no mês de junho, onde será realizado o início do projeto "Isolados sim, sozinhos nunca", que abordará temas sobre acolhimento, saúde e social. "Teremos psicólogos, profissionais de saúde e outros convidados que ajudarão a moldar novas formas de vivência com o isolamento social", pontua a Orientadora Social, Mônica Leandro. A ação contou com a participação da equipe de referência do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I), com suporte da Técnica de referência: Jaiany Ribeiro.
Uma das sugestões dos idosos, foi a retomada dos grupos presenciais, para a Secretaria do Trabalho e Assistência Social, essa demanda só será atendida, mediante avanço na vacinação contra a covid-19. "Poderemos em breve traça um plano de retomada e diante disto, podemos constatar que avançaremos após um período de aplicação da segunda dose e a liberação por parte das autoridades de saúde", pontua Luciana Vieira.
O que é SCFV?
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos - SCFV, promove atividades que visam atender as demandas e os interesses inerentes à essa faixa etária - acima de 60 anos.
Público Prioritário: Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade social, em especial:
- Idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada;
- Idosos de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda;
- Idosos com vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço.