18-MAI-2021

18 de maio: data é marcada por ações on-line de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

A abertura aconteceu ontem (17), com live nas redes sociais da prefeitura e atividades com os estudantes de forma remota

#CREAS POR MACIEL 18 DE MAIO DE 2021

Foto: Print live

Neste 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o fato de o país estar enfrentando a pandemia de Covid-19 não enfraqueceu as ações para lembrar a importância da luta contra esses crimes. Este ano, a prefeitura de Cedro, realiza diversas atividades de conscientização, todas on-line para respeitar as determinações de isolamento e distanciamento social.

O prefeito Joãozinho de titico, explica que essa mobilização se faz necessário, diante dos índices alarmantes que se encontra o país. "Sabemos que o enfrentamento é ainda mais importante em meio à pandemia, quando aumentam relatos de violência contra crianças e adolescentes em casa", explica.

A abertura oficial da semana, aconteceu com a presença da Primeira-dama, Cláudia Dionizio, secretária do trabalho e assistência social, Luciana Vieira e da secretária de educação, Regina Cavalcante. "Foi um encontro importante, debatemos diversas formas de violações dos direitos das crianças e adolescentes, para que assim possamos combate-los", explica Claudia Dionizio.

Já nesta terça-feira (18), a Assistente Social, Suewani Ribeiro e a Conselheira Tutelar, Olga Pitombeira, debateram sobre as ações intersetoriais na prevenção e no acompanhamento nos casos de denúncia e também foi apresentado o protocolo. "O objetivo deste protocolo, é incluir a escuta qualificada como parte da política de atendimento à criança e ao adolescente, respeitando limites e utilizando estratégias que evitem aspectos como a revitimização", explica Suewani Ribeiro.

Nos dias 19 e 20, equipes irão distribuir cartazes aos equipamentos da rede socioassistencial local e na rede de sistema de garantia de direitos para fixação em espaços públicos, dando visibilidade aos aspectos como estratégias de prevenção e mecanismos de denúncias. O encerramento está prevista para a próxima sexta-feira, 21 de maio, com live e a participação de psicóloga e coordenadora local do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA).

Nas escolas

Mesmo de forma remota, a rede municipal de educação se mobilizou em conjunto com os professores para diversas atividades com os estudantes e familiares. Algumas, optaram pela produção textual, desenhos, vídeos e fotografias. A pequena Heloísa Lemos (3), que estuda no Centro de Educação Infantil Rosalina Otaviano Dias, aprendeu ao lado dos pais, a pintura uma brincadeira que ensina de forma lúdica os limites do corpo e pode ajudar a combater assédio.

A campanha tem como princípio mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.