O sistema traz celeridade no atendimento ao paciente, além organizar demandas e possibilitar melhorias do cuidado à saúde
Foto: Marcos Rodrigues
No final do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou que os municípios brasileiros deveriam adotar o prontuário eletrônico em todos os serviços de Atenção Básica, seja o Sistema e-SUS AB com PEC ou um software próprio que atenda aos mesmos requisitos. Nesta semana a equipe da Central de Processamento de Dados (CPD), realizam capacitação nos 12 postos de saúdes do município de Cedro.
O prefeito Joãozinho de titico, ressalta que esse processo de modernização se faz necessário para que o cidadão tenha transparência quanto aos serviços ofertados. "Iremos otimizar o fluxo de atendimento para os moradores que precisam dos serviços na área da saúde, além de apoiar o processo de implantação nos próximos meses", pontua o prefeito Joãozinho de titico.
Os serviços para implantação deste sistema, deu início no ano passado e atualmente 100% em funcionamento no posto de saúde Rubens Bezerra de Albuquerque. "Nossa equipe já se encontra capacitando e implantando o sistema nos postos de saúde do Alto do Padeiro, Pega Avoante e Ferroviários", ressalta Michel Denner, coordenador da CPD.
Outra ação importante do Prontuário eletrônico, que é possível organizar a agenda dos profissionais de saúde, organizando e orientando o fluxo de atendimento às demandas agendadas e espontâneas do cidadão, bem como fazer o registro do seu atendimento ou orientando a resolução da necessidade do cidadão da melhor forma possível. "Iremos ter relatórios gerenciais e mais consolidada no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB), por meio dos relatórios de saúde, a partir do que foi transmitido à base nacional", pontua a Secretária de saúde, Norma Marques.
Na próxima semana, novas unidades de saúde receberão as equipes para avaliação e posteriormente a capacitação. Até o final do ano, será possível concluir o sistema para operacionalização.