A última sangria aconteceu em 27 de março de 2012. Na época, foi o sexto reservatório no Ceará a superar sua capacidade máxima de abastecimento
Foto: Edson Reis
O açude Ubaldinho em Cedro, transbordou nesta quinta-feira (6), após 9 anos. O reservatório tem capacidade para 31,80 milhões de metros cúbicos, sendo monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH).
Ainda na tarde de ontem (6), o prefeito Joãozinho de titico, participou de uma transmissão online nas redes sociais, com a presença da vice Ana Nilma e demais autoridades. "Tivemos um encontro virtual para ficar registrado este momento, estamos vivenciando a pandemia da covid-19 e assim, fizemos de forma online", ressaltou. Participou ainda, o ex-prefeito Dr. Nilson Diniz e do Secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), do Ceará, Di Assis Diniz.
De acordo com Alberto Medeiros, gerente da Bacia do Salgado, na capacidade atual o açude irá ter recarga hídrica para atender à população nos próximos anos. "Irá atender boa parte da cidade e da zona rural sendo abastecida pelo sistema da CAGECE, nos próximos seis ou sete anos, se não chover", ainda ressalta que o açude foi construído para abastecimento humano e fica proibido o uso de barcos e jet ski. "A COGERH tem feito fiscalização constante com a Polícia Militar para inibir este tipo de prática no reservatório", pontua.
Devido aos decretos estadual e municipal, fica proibido aglomeração no açude, a Guarda Municipal de Cedro e Polícia Militar, irão atuar para o cumprimento das medidas.
Com a sangria do açude, a nova adutora permanente conta com investimento de aproximadamente de 13 milhões de reais. A parceria entre Governo do Ceará e prefeitura de Cedro. "São 22 km, que transfere água do Açude Ubaldinho para o sistema de tratamento da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), segue avançando para atender uma demanda antiga da falta de água em diversos bairros", pontua a Vice Ana Nilma.
Desafio
O atleta de corrida de rua, Luann Medeiros, anunciou dias atrás nas suas redes sociais, caso o açude sangrasse, iria fazer o percurso até o açude Ubaldinho. "Enorme felicidade que temos a sangria do açude e conforme eu fiz uma promessa (desafio), no domingo às 5 horas da manhã, eu vou concluir", explica.
Música
O grupo João braúna e trio xodó, realizaram a homenagem na parede do açude com transmissão ao vivo nas redes sociais. "Era o meu sonho em fazer esse momento e ficar registrado para sempre", se emociona o músico.