O projeto AJUMA CONECTADO enfatiza questões pertinentes à utilização e acessibilidade das tecnologias digitais pelos alunos do 6º ao 9º ano da Escola Antonieta Jucá Marques
Foto: Marcos Rodrigues
Após um ano de pandemia, o município de Cedro inova com diversos projetos em torno de leitura, tecnologia e grupos entre professores, pais e estudantes. O projeto "AJUMA conectado", visa ampliar a rede de comunicação para que não seja registrado a evasão escolar.
O prefeito Joãozinho de titico, explica que a pandemia trouxe mudanças para diversos cenários, incluindo o escolar. "Esse projeto fortalece ainda mais o pensamento que estamos plantando uma semente na vida dos nossos estudantes, porque são os nossos futuros profissionais que estão hoje sendo assistidos nesse projeto", pontua.
Para a professora Valeska Paiva, explica que o projeto surgiu da necessidade dos alunos, professores e os pais em aprenderem sobre as tecnologias que a escola iria utilizar para o ensino remoto. "Tivemos que aprender em repassar o conteúdo de outra forma e a tecnologia é a forma que possamos continuar ensinando e ajudando no futuro de cada um", pontua a professora.
Inicialmente nas primeiras aulas, os estudantes puderam conhecer passo a passo dos aplicativos WhatsApp, Google meet, forms e benime. O projeto deu início no começo do ano, em três meses, já obtivemos resultados positivos. "Eles contam com a aula online, testes, provas e dinâmicas que envolvem os pais, pois entendemos que a distância por conta da pandemia é uma oportunidade de aproximar a família da escola e esse contato é diário", pontua a diretora Socorro Saraiva.
Oportunidades
Para Eliane Morais, mãe do estudante Gabriel Morais, ressalta que o projeto está oportunizando o acesso às novas mídias. "A proposta é válida e acompanho o meu filho nesse processo de estudo e o projeto veio como estímulo para o desenvolvimento no conhecimento e na vida de muitas famílias", explica. Durante a aula, os estudantes aprenderam a utilizar as plataformas e as dificuldades foram deixadas para trás em pouco tempo. "As avaliações ficaram mais interessantes, sei que o contato com os professores me motivou ainda mais em estudar em grupo com meus colegas", pontua Gabriel Morais.
Já a estudante Maria Viviane, explica que antes do projeto não sabia utilizar os aplicativos e o passo a passo repassado pela professora Valeska Morais, ajudou bastante. "Com os ensinamentos pelo projeto e as aulas mais interativas, estou ajudando meus pais e meus irmãos em casa, o projeto em si, mudou a minha vida", finaliza.