Sete escolas apresentaram seus projetos sobre impactos na pandemia, isolamento social, sacola viajante, leitura na janela e quarentena literária
Foto: Marciel Bezerra
Na tarde da última quinta-feira (22), as escolas da rede municipal de ensino, participaram do terceiro dia na semana municipal do livro. A solenidade aconteceu de forma virtual e contou com a presença da Secretária de Educação, Regina Cavalcante, professores e gestores das unidades de ensino.
Os estudantes e pais, participavam através de comentários no perfil da prefeitura no facebook. Todas as escolas realizaram ações durante este período com envolvimento da família no contexto de adotar um livro para leitura diária.
O prefeito Joãozinho de titico, pontua que ao longo desta semana, acompanhou quanto os professores estão transformando os avanços na educação. "Esse momento é de agradecimento, pois a gestão municipal está comprometida com melhorias em índices diante deste período da pandemia", e reforça que na próxima semana, novas ações sobre a campanha FORA DA ESCOLA NÃO PODE, serão destaques. "É uma iniciativa que precisamos da colaboração de todos, pois adotamos o ensino remoto e estaremos levando mais uma prioridade neste período de permanecerem realizando as atividades escolares", finaliza.
Projetos
A Escola Antonieta Jucá Marques, apresentou o projeto "Conhecendo os impactos da pandemia através da leitura", no qual a Coordenadora escolar mostrou que as participações dos estudantes estão dando bons resultados. O projeto "AJUMA Conectado", detalha sobre as atividades com os professores e estudantes com acesso às tecnologias.
Na Escola João Batista Moreno, localizada no distrito de Várzea da Conceição, os estudantes estão participando do projeto "Sem solidão no isolamento social", que busca levar a leitura par ao ambiente domiciliar. A Professora Maria dos Anjos, apresentou durante a live, a história do gato xadrez.
Já na Escola Tereza Dutra, os gestores escolares percorrem quilômetros para entrega de materiais escolares, o projeto "Sacola viajante", busca aproximar os estudantes que não contam com acesso à internet a receberem as atividades de forma presencial, além dessa ação, os pais e estudantes contam com obras literárias para melhorarem na leitura. A apresentação do projeto foi com a professora Simone Caldas. A Escola Antônio Alves dos Santos (Lagêdo), apresentou o projeto "Viajando pelo mundo da leitura em tempo de pandemia", no qual a professora Maria Alzenir, apresentou as vivências durante o projeto e as atividades, se tornarem minilivros para os estudantes.
Na sede do município, a Escola Francisca de Jesus Cavalcanti, apresentou o projeto "Quarentena literária", que focou sobre dinâmicas da leitura no cotidiano domiciliar com obras literárias de Monteiro Lobato, diário do estudante, livro e quiz literário Malala, coleção prosa e poesia do MAISPAIC e exibição de filmes "Querida Anne Frank" e do curta metragem "Vida Maria". Ao final, os estudantes realizaram dramatização com a gravação de um documentário.
E a escola Gabriel Diniz, finalizou com a apresentação do projeto "Cartas na pandemia - Expressando sentimentos, ampliando saberes", pelas professoras Maria Matos e Rose Clementino, com o foco na temática sobre a escrita e a leitura com foco na temática de envolver familiares e estudantes. A próxima fase do projeto será os estudantes enviarem cartas para autoridades ou pessoas próximas.
Encerramento
Para comemorar o dia Mundial do Livro, nesta sexta-feira, 23 de abril, o encerramento acontecerá com a presença do prefeito Joãozinho de titico, vice Ana Nilma, primeira-dama Claudia Dionizio, além da Secretária de Educação, Regina Cavalcante. Na ocasião, uma palestra magna com o Professor e Filósofo Cândido B.C Neto, abordar a importância da leitura neste período de isolamento social. A transmissão será ao vivo, pelas redes sociais da prefeitura.