A Prefeitura de Cedro por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social e em parceria com o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS I) realizou nesta quarta-feira (19/4), atividades do Projeto "CRAS I na escola transformando realidades". Os encontros visam discutir políticas públicas para os LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).
As ações ocorreram no Colégio Estadual Celso Araújo e na Escola Tereza Dutra, localizada no Distrito de Assunção. Estiveram presentes a Coordenadora do CRAS I, Ana Paula; Assistente Social, Barbara Rodrigues, membro do grupo LGBTT, Josemir Silva, estudantes e direção escolar.
O objetivo do projeto é contribuir para a conscientização e melhoria das relações sociais e familiares da equipe e do público alvo, além de elevar a autoestima,e prevenir todo e qualquer tipo de violência, combater a intolerância e o uso de drogas. Outra premissa é a aproximação das famílias e formar cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.
Para o Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, é necessário à atuação do município no investimento em políticas públicas para a população LGBT, propiciando uma menor discriminação e violência contra esse segmento. "O papel da prefeitura é oferecer total apoio para criação de políticas públicas para o município".
Novos encontros
Novos encontros acontecem a cada quinze dias em escolas da rede municipal de ensino. Palestras, dinâmicas, exposição de vídeos, depoimentos e rodas de conversas, em parceria com a Secretaria de Educação, fazem parte da programação que conta com a presença de estudantes, representantes do grupo LGBTT e Assistentes Sociais do CRAS I, além dos pais
Outros encontros estão agendados nas escolas municipais, conforme informou a Coordenadora do CRAS I, Ana Paula. "É momento de conversamos com os estudantes sobre os grupos do CRAS I e estaremos recebendo sugestões em relação ao desenvolvimento de programas e ações governamentais que terá papel importante nas políticas públicas".
Para a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, a participação dos estudantes na construção de uma sociedade sem preconceito é fundamental. "Com essas ações tornaremos a sociedade mais compreensiva, amigável, agregadora e justa, fazendo com que cada ação praticada seja um bom exemplo a ser seguido".
Na visão da Assistente Social, Barbara Rodrigues, a realização de atividades e participação da sociedade são fundamentais para este momento. "Daremos um passo no compromisso de construir direitos e reafirmando identidades". Para os palestrantes que participaram do debate a iniciativa é louvável. Os estudantes também avaliaram positivamente a iniciativa e observaram que os exemplos podem transformar a sociedade em um espaço mais justo e sem preconceito.
A Prefeitura de Cedro por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social e em parceria com o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS I) realizou nesta quarta-feira (19/4), atividades do Projeto "CRAS I na escola transformando realidades". Os encontros visam discutir políticas públicas para os LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).
As ações ocorreram no Colégio Estadual Celso Araújo e na Escola Tereza Dutra, localizada no Distrito de Assunção. Estiveram presentes a Coordenadora do CRAS I, Ana Paula; Assistente Social, Barbara Rodrigues, membro do grupo LGBTT, Josemir Silva, estudantes e direção escolar.
O objetivo do projeto é contribuir para a conscientização e melhoria das relações sociais e familiares da equipe e do público alvo, além de elevar a autoestima,e prevenir todo e qualquer tipo de violência, combater a intolerância e o uso de drogas. Outra premissa é a aproximação das famílias e formar cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.
Para o Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, é necessário à atuação do município no investimento em políticas públicas para a população LGBT, propiciando uma menor discriminação e violência contra esse segmento. "O papel da prefeitura é oferecer total apoio para criação de políticas públicas para o município".
Novos encontros
Novos encontros acontecem a cada quinze dias em escolas da rede municipal de ensino. Palestras, dinâmicas, exposição de vídeos, depoimentos e rodas de conversas, em parceria com a Secretaria de Educação, fazem parte da programação que conta com a presença de estudantes, representantes do grupo LGBTT e Assistentes Sociais do CRAS I, além dos pais
Outros encontros estão agendados nas escolas municipais, conforme informou a Coordenadora do CRAS I, Ana Paula. "É momento de conversamos com os estudantes sobre os grupos do CRAS I e estaremos recebendo sugestões em relação ao desenvolvimento de programas e ações governamentais que terá papel importante nas políticas públicas".
Para a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, a participação dos estudantes na construção de uma sociedade sem preconceito é fundamental. "Com essas ações tornaremos a sociedade mais compreensiva, amigável, agregadora e justa, fazendo com que cada ação praticada seja um bom exemplo a ser seguido".
Na visão da Assistente Social, Barbara Rodrigues, a realização de atividades e participação da sociedade são fundamentais para este momento. "Daremos um passo no compromisso de construir direitos e reafirmando identidades". Para os palestrantes que participaram do debate a iniciativa é louvável. Os estudantes também avaliaram positivamente a iniciativa e observaram que os exemplos podem transformar a sociedade em um espaço mais justo e sem preconceito.