Ao longo do debate, o gestor municipal de Cedro, destacou os avanços nas parcerias, novos investimentos, desafios na educação e a retomada da economia
Print da tela
Em debate realizado pela TV Centro Sul, em parceria com a Faculdade Integrada do Ceará (Unific), na noite desta segunda-feira (12), com o tema: Covid-19: Adversidades enfrentadas pelos municípios. O prefeito Joãozinho de titico, participou ao lado dos gestores municipais de Várzea Alegre, José Helder e de Lavras da Mangabeira, Ronaldo Pedroza e da Vice-prefeita de Orós, Geane Oliveira.
Em sua fala, o prefeito de Cedro, reafirmou o compromisso de lutar diariamente, para atravessar este momento de pandemia. "Com a nossa vontade de trabalhar, estamos empenhados para levar dias melhores para o nosso povo, a pandemia é um desafio e na certeza que estamos avançando em outras áreas', pontua Joãozinho de titico.
Confira abaixo, os principais pontos debatidos ao longo do debate e que disse o prefeito de Cedro.
Parcerias
Ao longo dos meses, contamos com a parceria do Governo do Ceará em diversas medidas para ajudar às famílias cedrenses. "Quero ressaltar que a distribuição de cestas básicas, além de distribuição de 12 mil máscaras para atender as famílias vulnerabilidade social, tíquetes do vale-gás e ampliação do programa Mais Infância", disse
Aquisição de U.T.I Móvel
Além de investimentos na aquisição de insumos o gestor anunciou que em breve será entregue uma nova U.T.I móvel para agilizar ainda mais serviço de urgência e emergência. "Sabemos que não temos sido contemplados com recursos federais de forma abundante e precisamos fazer contingenciamento, mas também temos que procurar soluções para atender a todos", disse.
Desafios na Educação
Em outro ponto do debate, os gestores debateram os desafios da rede municipal de educação. "O nosso foco em garantir suporte aos alunos nas aulas remotas e agradeço à toda equipe da pasta, além dos professores que motivam as crianças e jovens que participam das aulas. Espero logo em breve, com a aceleração da vacinação, possamos retomar as aulas presenciais aqui em Cedro", disse.
Usina de oxigênio
Uma das iniciativas do Hospital Zulmira Sedrim de Aguiar, foi a instalação do oxigênio, onde produz a capacidade de 2.600 litros de oxigênio/hora. "Ressalto também a criação do Centro de Covid-19, além do trabalho por partes das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), e esse trabalho temos feito com a participação de todos os profissionais de saúde, onde eu agraço", disse.
Economia
O município de Cedro conta com comércio com 80% voltado no fornecimento do gênero alimentícios e congêneres e neste período de isolamento social rígido, diversos comércios ficaram fechados temporariamente. "Diante de tudo isso, procuramos garantir suporte nesses primeiros 100 dias e destaco a construção civil, com a retomada de obras na sede urbana e rurais, além de todo trabalho para captar recursos com parceiros da Fecomércio-CE, para beneficiar ao homem do campo", O prefeito de Cedro, ainda ressaltou a importância da agricultura. "Temos uma bacia leitura em média 40 litros de leite por dia, onde esses agricultores do agronegócio não param e teremos mais desafios em fomentar neste momento", finalizou Joãozinho de titico. Em Cedro, com a edição deste novo decreto, a reabertura no horário acontece de 7h às 13 horas.
Ao final do debate, os demais prefeitos ressaltaram o compromisso de desenvolver a região centro-sul.