Criado em 2018 o consórcio pretende buscar soluções coletivas e estruturar as cidades a partir de uma nova forma de pensar o meio ambiente
Foto: Marcos Rodrigues
O prefeito Joãozinho de titico, assinou na última terça-feira (6/4), o contrato de rateio do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos do Sertão Centro Sul. Agora, o municipio de Cedro, se une aos municípios de Baixio, Granjeiro, Icó, Ipaumirim, Lavras de Mangabeira, Orós, Umari e Várzea Alegre. O cronograma de ações a serem realizadas será no prazo de 12 meses. No ato da assinatura, esteve presente o Superintendente do Consórcio, André Wirtsbiki e o Secretário de meio ambiente e recursos hídricos, Sidney Fernandes.
O rateio se faz necessária onde será provida com as receitas do ICMS, a serem realizadas em função de sua participação no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM), além da coleta seletiva. O prefeito Joãozinho de titico, ressalta que o meio ambiente será um dos nossos compromissos na atual gestão municipal. "Iremos transformar resíduos sólidos em trabalho para pessoas que estão diariamente colaborando o meio ambiente e vamos avançar ainda mais em ações educativas e melhoria nos índices", pontua Joãozinho de titico.
IQM em alta
Nos anos de 2016 a 2020 o município de Cedro atingiu as metas do Índice de Qualidade do Meio Ambiente, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA). Em 2016 a nota foi de (0,1), 2017 (0,2), 2018, 2019 e 2020 (1,0). "O aumento reflete em diversas medidas que foram implantas no município e assim, investindo em mais qualidade de vida para à nossa população e cuidando da futura geração", ressalta Sindey Fernandes.
O IQM é um mecanismo que vai possibilitar aos municípios receberem o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS.