Estudantes produzem vídeos com o que aprendem
Foto: Divulgação/ SFCV Cedro
As orientações são de extrema importância nesse período de isolamento social, favorecendo a conectividade entre orientadores sociais e usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, referenciado pelo CRAS
É real a necessidade de envolver crianças e adolescentes em atividades remotas, enquanto não forem retomadas as aulas presenciais. Para o prefeito Joãozinho de Titico, a modalidade de ensino online representa avanço. Segundo ele, os estudos não podem parar, mesmo com a pandemia em sua fase mais aguda. "Estamos fazendo este acompanhamento e vemos, pelos vídeos produzidos, que esses recursos tecnológicos ajudam na condução de práticas sociais, como esporte e alimentação". As atividades servem ainda até para fortalecer os laços familiares. "E não apenas neste mês de março, são ensinamentos para toda a vida".
Prática de esporte e alimentação saudável
Essas duas grandezas ajudam no fortalecimento do sistema imunológico no combate ao coronavírus. No momento em que o estado do Ceará se depara com uma onda ainda mais contagiosa e agressiva do vírus, praticar atividades físicas pode melhorar a resposta imunológica do corpo humano. E período de isolamento pode ser uma oportunidade para que se repensem hábitos alimentares e a relação entre a comida e as defesas do corpo.
Outras abordagens
Rilley Martins, estudante da Escola Gabriel Diniz e usuário do SCFV, realizou atividades com foco nas brincadeiras antigas e atuais, em comparativo bastante interessante. "As de hoje são bem diferentes das formas como as crianças aproveitavam seu tempo no passado". No vídeo que produziu, mostra dominó, bola, baladeira e bilas, além das medalhas que conquistou em vários eventos esportivos. E conclui: "Atualmente, os jogos estão restritos basicamente às telas".
Yasmin Martins, também da Gabriel Diniz, fez a lista de suas brincadeiras (descritas em questionário remetido à escola): peteca, pula-corda, esconde-esconde, pega-pega e pião. Diante das novas tecnologias, ressalta a enorme diferença: "A preferência da juventude, atualmente, são os jogos eletrônicos, entre os quais estão o free-fire e o candy crush".
Mais ações
Por toda essa semana, as turmas do 4º ao 7º ano das escolas públicas municipais realizaram atividades sobre a importância do fortalecimento do sistema imunológico na pandemia. "Como estamos vivenciando este período de isolamento social a maior parte das temáticas trabalhadas envolvem os cuidados relacionados à prevenção do novo coronavírus", pontua a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira. "Os trabalhos superam as expectativas. A meninada está se cuidando e ajudando os familiares a se cuidarem".