Os diversos trabalhos foram produzidos por alunos de creches e do ensino fundamental.
Foto: Divulgação/Redes Sociais - Escola Arakén Sedrim de Aguiar
A iniciativa consta do cronograma do Programa Saúde na Escola (PSE); as aulas abordam temáticas específicas para o período de pandemia.
Com o aumento do número de casos, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação, intensificou ações educativas com os estudantes da rede municipal de ensino, na última semana, objetivando conscientizar estudantes e famílias acerca dos cuidados necessários para evitar/conter a disseminação do novo coronavírus e suas variantes no município.
No período de isolamento social, o empenho das escolas em colaborar com as medidas adotadas, envolvendo cuidados por saúde e vida, foi "algo exemplar". O prefeito Joãozinho de Titico congratulou o esforço dos professores, estudantes e seus familiares nessa luta que é de todos. "Temos que estar vigilantes, sempre, e a escola tem papel fundamental nesse momento. Combater a Covid-19 é o nosso foco", destaca.
Adaptação à nova realidade
Os professores aliam a tecnologia à prevenção da doença, com a utilização de ferramentas que provocam mudanças de rotina das famílias, sim, mas que têm resultados expressivos. A escola José Marques, no distrito de Santo Antônio, intensificou os cuidados com um vídeo educativo em que professores e estudantes contaram a trajetória do vírus em todo o mundo, pontuando as medidas adotadas no município. "Está em suas mãos o combate ao novo coronavírus, que se espalha com muita facilidade. Eu venci a Covid-19", ensina a professora Maria Caetano.
Na Escola João Batista Moreno, no distrito de Várzea da Conceição, o vídeo mostra os estudantes recitando poemas que tratam da importância das medidas de higiene e da vacinação. O encerramento traz uma canção que aborda o isolamento e a convivência das pessoas com o vírus.
A escola Antonieta Jucá Marques optou por uma contação de história. "O bichinho assustador" é o título do trabalho realizado pelos estudantes do 5º ano. A professora Dalva Mary explica que as medidas para evitar aglomerações fizeram parte do enredo do vídeo. "É preciso ter cuidados, um dia nós iremos nos livrar desse vírus destruidor e seremos felizes para sempre", conta otimista.
A Escola Arakén Sedrim de Aguiar, também usou as redes sociais para levar mais ações educativas com produção textual de estudantes e as medidas são colocadas em práticas ao lado dos familiares. No final, ensinaram o uso correto da máscara e álcool em gel.
Despertar
A secretária de Educação Regina Cavalcante ressalta que os vídeos produzidos atingiram a finalidade para os quais foram planejados: despertar a população para colaborar com as medidas decretadas pela Organização Mundial de Saúde e pelos governos federal, estadual e municipal. "Nosso maior objetivo é transmitir informações que possam salvar vidas, e isso nós conseguimos", explica.