Para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta sexta-feira (12/3), os profissionais tiveram de fazer cadastro, preencher termos e formulários
Foto: Divulgação
A retomada da vacinação do grupo de trabalhadores da saúde baseia-se em critérios definidos pela Resolução Nº 07/2021, da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB-CE), ligada à Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), observando-se os critérios de prioridades elencados no Plano de Operacional de Vacinação contra a Covid-19.
O prefeito Joãozinho de Titico considera "um dever de justiça" a imunização dos trabalhadores de saúde da rede privada, eles também atuam na linha de frente no combate à Covid-19. "São profissionais que igualmente estão dando sua valiosa contribuição para a saúde do nosso povo. Em breve estaremos vacinando mais homens e mulheres".
Os trabalhadores de saúde
São aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde (hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros). Desta maneira, a presente fase da vacinação contempla enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, psicólogos, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, com registros ativos em seus respectivos conselhos. Quanto os trabalhadores de apoio (recepcionistas, segurança, limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas, acadêmicos e estudantes em saúde e outros), a vacina ocorrerá em outra fase.
A secretária de Saúde Norma Marques informa que já foram aplicadas 1.419 doses em Cedro. Fizeram parte deste os idosos os trabalhadores da saúde das redes pública e privada. "Já vacinamos 890 idosos. Em relação aos profissionais de saúde, são 316 com a primeira dose e 213 com a segunda, o que demonstra agilidade no processo". Para a Secretária, significa mais esperança para a população. "Nossa estratégia é atender toda a sede e zona rural do município", reforça.
Vacinados da rede privada de saúde
O farmacêutico Luan Medeiros publicou nas redes sociais seu cartão de vacinação, idealizado pela pasta da Saúde cedrense e exemplo para os demais municípios do Ceará. Ele cita a importância do Sistema Único de Saúde e a valorização da ciência. "Viva o SUS!", comemorou. "Graças a Deus recebi a primeira dose da Coronavc. Meu agradecimento, em especial, aos cientistas e pesquisadores, enfim, a viva a Ciência". Luan alerta para a desinformação acerca da vacinação neste período da pandemia. "É um grande desserviço à população, e que precisa ser eliminada. Que os governantes coloquem a ciência em primeiro plano", escreveu.
A fisioterapeuta Loire Caroline celebrou a dose da vacina em publicação nas redes sociais, citando a esperança e o trabalho do SUS. "Vacinas salvam vidas! Viva a Ciência! Viva o SUS".