NOTÍCIAS

26-FEV-2021

Cadastro de pessoas com deficiência segue até o dia 3 de março

Agentes Comunitários de Saúde de Cedro realizam busca ativa pessoalmente em suas áreas de territorialização. Cidadão também pode realizar o cadastro de forma online

#Saúde POR MACIEL 26 DE FEVEREIRO DE 2021

Foto: Shutterstock

Agentes Comunitários de Saúde de Cedro realizam busca ativa pessoalmente em suas áreas de territorialização. Cidadão também pode realizar o cadastro de forma online.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Prefeitura de Cedro, está realizando o Cadastro de Pessoas com Deficiência. A iniciativa acontece em todos os municípios cearenses e possibilita o mapeamento de parte deste segmento da população. É uma efetiva contribuição para que sejam implementadas políticas públicas eficazes, entre elas a assistência descentralizada, com foco na regionalização. Desde que foi lançado dezembro de 2020, mais de 2 mil cadastros foram realizados no Ceará. O IBGE estima que 1.586 cadastros sejam efetuados aqui.

O prefeito Joãozinho de Titico explica que a ação irá auxiliar no planejamento e na organização dos serviços e demandas do setor de saúde. "Estamos com equipes em campo para agilizar e obedecer aos critérios estabelecidos pelo Governo do Ceará", pontua. Até a última sexta-feira (26), foram realizados 112 cadastros de moradores com as mais diversas deficiências:

- auditiva (12)

- física (34)

- intelectual (42)

- múltipla (12)

- visual (7)

- transtorno de espectro autista (5)

O cadastro permitirá a obtenção de informações detalhadas sobre esse público, o que inclui seu contexto ambiental, socioeconômico, as características educacionais, de moradia, a relação familiar, as barreiras enfrentadas, o acesso aos serviços de saúde e sua condição de saúde.

Após finalizar o Cadastro, a Sesa realizará um censo para informações mais detalhadas. O Governo do Ceará promoverá capacitações para a elaboração, adaptação e manutenção de órteses e próteses. Os treinamentos acontecerão em oficinas, proporcionando emprego e renda, reabilitação, maior autonomia e garantia de inclusão social à pessoa com deficiência - seja ela física, visual, auditiva ou intelectual, contemplando, ainda, transtornos do espectro autista.

 

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito