Com precipitações de até 170 milímetros em Assunção, os transtornos já se fazem sentir nas comunidades rurais.
Foto: Edson Reis
Os serviços de urgências são recuperação de estradas, açudes e bueiros.
Na manhã desta terça-feira de carnaval, o prefeito de Cedro esteve na localidade de Pedregulho, às margens do Rio Salgado, detectando pontos críticos dalgumas estradas que necessitam de urgentes reparos, após as fortes chuvas que caíram neste início de semana. Ao lado da vice-prefeita Ana Nilma, do chefe de Gabinete Marcus Pitombeira e do vereador Gilberto Barbosa, Joãozinho de Titico vistoriou estradas vicinais das comunidades de
Santa Rita, Telha, Jatobá do Salgado, Malhada de Areia e Pedregulho.Em postagem nas redes sociais, Joãozinho destacou demais pontos cruciais a serem recuperados, além das estradas, que são açudes e bueiros. "Iremos iniciar os serviços com urgência". O prefeito explica que o cronograma será executado, levando em consideração as regiões mais afetadas. "Priorizaremos as comunidades que costumeiramente ficam mais isoladas com as fortes chuvas".
De acordo com o Chefe de Gabinete Marcus Pitombeira, as fortes chuvas causaram transtornos em outras comunidades, como os distritos de Várzea da Conceição e Vale do São Miguel, onde foram constatados bueiros danificados. "Chove no município como um todo, mas estamos atentos, fazendo visitas aos locais críticos". Marcus esclarece que o tempo chuvoso dificulta o serviço de recuperação das estradas. "A própria população rural já tem conhecimento disso".
Linha direta com a Prefeitura
Um grupo criado por moradores de bairros e distritos informa diariamente os registros de chuvas e os milímetros acumulados por meio de pluviômetros caseiros. A comunicação sobre a pluviosidade é rápida, com o pedido de socorro da comunidade podendo chegar rapidamente às autoridades, em caso de problema. "Essas pessoas fazem a corrente do bem, ajudando a administrar melhor os serviços da prefeitura nessa época", conta a vice Ana Nilma.
Chuvas
De acordo com o grupo "Chuvas Whatsaap de Cedro", foram registradas precipitações em 34 localidades no município na última terça-feira (16). As maiores aconteceram nas comunidades de Mundo Novo (93.0mm), Varjota (90.0mm), Lagoa da Onça (80.0mm) e Jatobá do Salgado (70.0mm).