Com o aumento dos casos no município, a participação dos professores na disseminação de lições sobre prevenção faz-se ferramenta de grande valia.
Foto: Reprodução redes sociais das professoras
As aulas remotas são um aliado determinante na educação dos estudantes da rede municipal de ensino, em meio à resistente pandemia do novo coronavírus.
Os roteiros especialmente produzidos contemplam assuntos como a utilização da máscara facial, a higienização das mãos, o distanciamento mínimo entre as pessoas e o não compartilhamento de objetos. São dicas que valem vida. Quem está comemorando a oportuna ação é o prefeito de Cedro, Joãozinho de Titico, que classifica o engajamento dos professores com o "algo extraordinário". Para tanto, eles desenvolveram uma série de vídeos lúdicos e educativos.
"Acreditamos que professores, alunos e famílias irão se conscientizar ainda mais sobre a necessidade de prevenção com essa ferramenta, entendendo seus conteúdos, aplicando os cuidados no dia a dia e compartilhando as mensagens recebidas", comemora o chefe do Executivo municipal. "Parabenizo os professores, dizendo-lhes que total apoio à iniciativa".
Onde a iniciativa acontece
Na Creche Maria Marilene Alves Diniz, a professora Cássia Silva exibiu um vídeo para a turma do pré-escolar (crianças de cinco anos) com lições preciosas sobre como evitar a covid-19, utilizando-se da música e de outras atividades. "Todo esforço que fizermos para prevenir o novo coronavírus é importante. Perguntas são feitas para as crianças", ensina. "Fazemos a interação ensino-aprendizagem de modo virtual por conta do distanciamento social. É um desafio e tanto", explica.
Na creche da Escola Leandro Alves Correia, a professora Verônica Leandro inicia sua aula virtual dando boas-vindas aos estudantes e aos pais, que diariamente unem sua rotina domiciliar à dos filhos no desafio do aprendizado. "É preciso continuar com os cuidados, estamos sempre reforçando as medidas com aulas criativas e dinâmicas. Falar de coronavírus é uma oportunidade para contribuir com a saúde da nossa população", ressalta.
Carnaval
As Secretarias Municipais prepararam diversas atividades para que o período carnavalesco seja seguro. Mesmo sem eventos de rua, as medidas educativas serão reforçadas, com vistas à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, violência, Aedes aegypti e novo coronavírus. Para a execução dos trabalhos serão convocados os profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Programa Saúde na Escola (PSE), além de profissionais de endemias e técnicos da Vigilância Sanitária de Cedro.
Campanha virtual
Nas redes sociais da prefeitura, peças publicitárias mostram os cuidados neste período de carnaval, carro volante nas ruas e distritos, além de spots em emissoras de rádio. Na próxima semana, novas medidas serão adotadas pela gestão municipal para redução de casos. Atualmente o município de Cedro, conta com 1.103 casos e 974 pessoas recuperadas.