A distribuição iniciada na última terça-feira (2) contempla estudantes da rede municipal de ensino; exemplares foram repassados aos pais ou responsáveis legais
Foto: Aldenoura Gomes
Mediante a assinatura de termo de responsabilidade, pelo compromisso de zelo no uso.
As obras chegam ao município por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica do País.
O livro didático - importância
De caráter pedagógico, surgiu como complemento aos livros clássicos utilizados na escola, inicialmente buscando ajudar na alfabetização e na divulgação das ciências, história e filosofia. Para o prefeito Joãozinho de Titico, é fonte de conhecimento para quem ensina e para quem aprende, uma ferramenta para melhorar o nível educacional de Cedro. "Por ora, estamos entregando esse rico material às crianças das séries iniciais, numa demonstração do nosso compromisso com a qualidade do ensino local" ressalta.
De acordo com as diretrizes de distribuição, os Livros Didáticos destinados aos Anos Iniciais do ensino Fundamental (1º ao 5º ano) são consumíveis, ou seja, não são reutilizados no ano seguinte, diferentemente dos Livros dos Anos Finais (6º ao 9º), que deverão ser devolvidos ao final de cada ano, tendo utilidade por um período de quatro anos.
Os livros atualmente utilizados em Cedro correspondem ao PNLD de 2018 (Anos Iniciais), que finalizam em 2022, e o PNLD 2019 (Anos Finais), que finalizam em 2023. "Após este período será realizado novo processo de escolha de novos livros a serem distribuídos aos alunos", finaliza Joãozinho de titico.