Como sempre acontece, a chegada das chuvas banha de otimismo os agricultores de Cedro.
Foto: Marciel Bezerra
E essa alegria tem agora uma motivação maior: a distribuição das sementes do Projeto Hora de Plantar, iniciada nessa semana. 2.500 produtores cadastrados no município estão aptos a receber os 23 mil quilos de sementes de milho (híbrido e variedade), 1.800 quilos de sorgo forrageiro e 15 mil raquetes de palma forrageira.
O prefeito Joãozinho de Titico ressaltou na manhã desta sexta-feira (22/1) a importância do Projeto e destacou a parceria do Governo do Ceará com a Prefeitura de Cedro, que tantos benefícios tem trazido para os produtores rurais locais. "O Hora de Plantar é a semente que chega em boa hora para que os agricultores possam iniciar o seu plantio. Nosso muito obrigado ao Governador Camilo Santana pelo apoio de sempre", pontua.
O gerente do Escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) de Cedro, José André, explica que a distribuição está ocorrendo normalmente, mas com todos cuidados em função da pandemia da Covid-19. "Estamos adotando a distribuição direta aos representantes de associações comunitárias; com o recibo em mão, eles verificam a quantidade de sementes que cabe a cada entidade e vão ao depósito fazer a retirada", disse.
Hora de Plantar
Lançada em dezembro de 2020 pelo governador Camilo Santana, a 34ª edição do Projeto prevê a entrega de 3.410 toneladas de sementes até fevereiro de 2021 em todos os municípios. "O Projeto é o único no Brasil a realizar a distribuição de sementes de qualidade, nesse porte. A ideia é que o agricultor tenha uma produção e um ganho econômico maior", destacou o governador Camilo Santana durante a cerimônia de lançamento, no Palácio da Abolição.
A vice-prefeita Ana Nilma lembra que o município de Cedro colabora na logística do processo, de modo a atender todo o município. "Estamos atendendo as demandas dos agricultores com máxima agilidade", comentou.
Fala, agricultor!
Edgerson Vitor, residente na comunidade de Campos, se diz otimista com as chuvas e as sementes representam mais alimentos nas mesas. "Estou feliz com essas sementes que acabamos de receber. Espero que o inverno seja bom e possamos ter uma safra boa", anima-se.
O presidente de associação do sítio São Vicente, Antônio Borges, informa que as sementes chegaram na hora certa. "A hora de plantar é essa mesma. Vim pegar as sementes da minha comunidade e vamos tirar em breve mais alimentos para ajudar as nossas famílias".