A Técnica de Enfermagem Juliana Lopes, de 30 anos, foi a primeira cedrense a ser vacinada contra o novo coronavírus.
Foto: Marciel Bezerra
O evento foi transmitido pelas redes sociais, nas presenças da vice-prefeita Ana Nilma, do chefe de Gabinete Marcus Pitombeira, do presidente da Câmara de Vereadores Gilberto Barbosa, de profissionais de saúde e da imprensa. De suas residências, acompanharam o prefeito Joãozinho de Titico, o ex-prefeito Dr. Nilson Diniz e a secretária Sayonara Moura.
Joãozinho ressaltou o esforço dos homens da ciência na descoberta do imunizante e que aquele era um dos momentos mais aguardados pelos brasileiros e cearenses, especialmente os moradores de Cedro. "É uma alegria e uma renovação de esperanças essa vacinação, que se inicia com quem está na linha de frente. Acompanhamos o pontapé inicial da primeira dose com muita alegria", comentou o prefeito de Cedro.
Bastante emocionada, e agora imunizada, Juliana Lopes afirmou estar preparada para continuar a batalha por salvar vidas. "Vencemos, estamos vencendo. É uma grande emoção continuarmos ajudando a população de Cedro, agora mais seguros. Continuaremos honrando o nosso compromisso de salvar vidas", pontua.
A segunda pessoa a receber a Coronavac no município foi a também Técnica de Enfermagem Ane Caroline, que atua na base do SAMU 192. Ela agradece ao ex-prefeito Dr. Nilson e a atual gestão pelos esforços para que esse momento histórico acontecesse. "Fica o meu agradecimento por tudo que fizeram. Em breve, toda população será imunizada", contou. Juliana e Ane entram para a galeria desses heróis que arriscam a própria vida para salvar vidas.
A secretária Sayonara Moura explica que nesse primeiro instante foram imunizados apenas os profissionais de saúde que estão na linha de frente. "As doses só foram suficientes para aqueles que atuam no Centro de Covid, hospital, Samu e Unidades Básicas de Saúde", reforça. Ela destaca o plano de operacionalização disponível no site da prefeitura, dizendo que "Já contamos com toda a estrutura necessária para a população acompanhar a marcha dos fatos. Aguardamos a chegada de mais doses", finaliza.
Vacinômetro
Como forma de aumentar o nível de transparência, a Prefeitura apresenta o boletim com os casos da covid-19 no site e nas redes sociais, como também detalhará todas as fases do processo de vacinação em Cedro.
Cartão de vacinação
Cada fase terá suas informações anotadas no documento, como as datas da primeira e da segunda doses e o lote da vacina.