Os desembolsos serão realizados nesse mês de janeiro. 13 municípios do Ceará serão contemplados, incluindo Cedro.
Foto: Marciel Bezerra
A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18), autorizando o pagamento do benefício aos agricultores que aderiram ao programa na safra 2019/2020. O pagamento integral do Garantia Safra será realizado em parcela única, em decorrência das medidas de enfrentamento da propagação da pandemia do novo coronavírus.
O prefeito Joãozinho de Titico comemora o anúncio do pagamento, afirmando que "chegou na hora certa", nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. "Os agricultores estão otimistas com o recebimento do benefício, um justo seguro que é pago por força da estiagem que nos abateu", explica.
Consta ainda da portaria do Governo Federal que o município deverá notificar os agricultores que aderiram ao Programa Garantia-Safra e tiveram a concessão do benefício bloqueado nos municípios contemplados, conforme disposto na Portaria SPA Nº 25, de 08 de julho de 2020.
A vice-prefeita Ana Nilma ressalta o esforço da gestão municipal para que os agricultores pudessem receber esse benefício "salvador", em face da estiagem na safra passada. "Desde a adesão deles até esta etapa de liberação dos recursos, a prefeitura deu todo o apoio necessário. Estamos sempre juntos", pontua.
Municípios para folha de janeiro/2021
Acopiara, Cariús, Cedro, Deputado irapuan Pinheiro, Iguatu, Jucás, Missão Velha, Piquet Carneiro, Quixelô, Itaitinga, Maracanaú, Pacoti e Palmácia.