Outros 11 municípios do Ceará se encontram nessa situação. A lista das cidades foi divulgada em nova portaria publicada no Diário Oficial da União da quarta-feira (13).
Foto: Divulgação
O reconhecimento foi feito pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com base em decreto estadual para o mesmo fim.
O prefeito Joãozinho de Titico lembra que em função da seca já então observada, o Decreto Municipal de 24 de novembro de 2019 estabeleceu o abastecimento de água nas comunidades dos distritos de Assunção, Santo Antônio e Vale do São Miguel. E que no dia 17 de dezembro era a vez de os Governos do Ceará e Federal divulgarem a relação dos municípios afetados pela estiagem, entre os quais estava Cedro.
Ressalta que irá atuar para que medidas sejam urgentemente adotadas em favor das comunidades que mais precisam do liquido precioso. "O momento pede muito esforço da nossa parte", tranquiliza o prefeito.
Em relação ao ano passado, explica que a quadra chuvosa do período de janeiro a maio aconteceu dentro da média histórica. "Espero que tenhamos boas precipitações em 2021". Joãozinho de Titico informa ainda haver constatado aumento do consumo de água nas áreas afetadas pela seca, por força especialmente do isolamento social. Vamos trabalhar para que água de qualidade chegue o mais rápido possível às nossas casas".
Confira os municípios que entraram na lista do Governo Federal
Cedro, Deputado Irapuan Pinheiro, Itapajé, Jaguaretama, Madalena, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Parambu, Quixeramobim, Solonópole