Ao adotar a iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância como estratégia, Cedro une milhares de pessoas para fazer o melhor por suas crianças e adolescentes.
Foto; Marcos Rodrigues
O trabalho, a muitas mãos, rendeu na presente edição a oportuna doação. É o governo municipal na luta por superar a média nacional em educação, saúde e proteção ao público infanto-juvenil.
Estudantes do município irão receber dois celulares e oito chips pré-pagos com acesso à internet devido ao município ter melhorado os índices trabalhados na edição do SELO e em ações do NUCA - Núcleo de Cidadania de Adolescentes (parte integrante do Unicef), cujo objetivo é contribuir para o acesso dos alunos ao conteúdo escolar e, assim, obter melhor rendimento e aprendizado. Os agraciados terão acompanhamento da equipe local do NUCA e do Unicef Brasil. Os chips serão recarregados com R$ 50,00 mensais em créditos para o uso de dados.
O prefeito Dr. Nilson Diniz lembra que nos últimos oito anos a política de assistência social de seu governo foi intensificada junto às famílias, fator essencial para se conseguir alguns importantes reconhecimentos, a exemplo do Selo Unicef. "O papel da nossa gestão foi promover novas medidas nessa área, partindo-se de um bom planejamento. O Selo Unicef é uma construção conjunta, e representa a melhoria de índices na educação, saúde e proteção à criança e ao adolescente". Diz mais: "O Selo dá maior visibilidade ao município. Joãozinho de Titico vai intensificar esse trabalho pelos próximos anos".
Conquistas merecidas
Os dois celulares e os oito chips foram entregues aos estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca de Albuquerque Moura. "Residentes na zona rural, eles estavam com dificuldades de comunicação e aprendizagem. Agora terão melhores condições de aprenderem, de vivenciarem o cotidiano escolar", pontua a Articuladora e Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira.
A mobilizadora do Selo Unicef em Cedro, Ana Paula Dias, esclarece que os chips e os celulares ficarão com os estudantes durante dois anos, e que os critérios de recebimento são estar matriculado no ensino médio e na condição de vulnerabilidade digital (sem acesso à internet ou com acesso limitado). "Eles terão acompanhamento de toda nossa equipe; logo após esse período, deverão permanecer com os aparelhos e os chips", explica.
O que é o NUCA?
Previsto na metodologia do Selo UNICEF, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes funciona como espaço ou instância de participação de adolescentes. Sua proposta é articular adolescentes para mudar os locais em que eles estão inseridos, por meio de formação e atividades de transformação.