Ao término do curso, autoridades ganharam unidades do tradicional alimento dessa época natalina, preparado pelas próprias alunas. Aprovado!
Foto: Marcos Rodrigues
O mês de dezembro é marcado pelas comemorações natalinas, e o panetone ("pão doce ou bolo de Natal com fragrância discreta de baunilha e recheio de frutas secas") é um dos mais tradicionais alimentos da grandiosa e festa. Atenta às diversas possibilidades de incremento da renda das cedrenses, a Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, ofertou o curso de panetone e colombas, ministrado entre os dias 8 e 14/12. Foram capacitadas 20 moradores.
Na solenidade de encerramento, o prefeito Dr. Nilson Diniz congratulou as participantes pelo interesse e a determinação de concluírem a capacitação. Elas hoje estão aptas a trabalhar e contribuir para o aumento da renda familiar, movimentando ainda mais a economia local. Se o panetone produzido pelas cedrenses é de primeira qualidade? O prefeito aprovou. Até recebeu das mãos delas uma unidade já no ponto de degustar. "Uma delícia. Foi uma homenagem singela, da parte delas, pelos investimentos que fizemos ao longo destes oito anos de governo, com foco na qualidade das capacitações, sempre com a parceria do Senac, nas mais diversas áreas", comemora.
Produção
Concludente do curso de panetone e colombas, a moradora do bairro Jardim Afonso Celso, Nádia Bezerra, ampliou a ceia de Natal em família e ainda aqueceu as vendas de fim de ano com o que aprendeu há pouco. "Eu gostei bastante, os panetontes que aprendemos a fazer são diferentes do que fazíamos. Meu panetone está fazendo sucesso aqui em casa. Tenho até encomendas para o final do ano", comemora.
Alyne Andreia, do bairro Centro, adora a culinária nordestina. Ela aproveitou a oportunidade e aprendeu a fazer panetones salgados. "Estou produzindo panetone de carne de sol com requeijão, tomate seco e vários tipos de especiarias, além de cereja, chocolate trufado e outros", conta feliz.
Oferecer capacitação para a população é uma forma de incentivar a busca por dignidade, ascensão social e diminuir a vulnerabilidade. "É dessa forma que atuamos, em resposta às demandas da população. Estamos atentos, à procura de novos cursos. Nosso papel é oferecer caminhos para as famílias, gerando renda extra para o final de ano, em especial", avisa a secretária Luciana Vieira.
Senac - parceiro de Cedro
No rol de cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial estão as intervenções online e presenciais direcionadas às secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação. Online: "Meu negócio", "Penteados para festas", "Noivas" e "Depilação facial". Presenciais: "Manicure", "Corte e cabelo", "Costura em moda íntima", "Cozinha regional", "Modelagem plano", "Maquiagem social" e "Unhas artísticas".
A gerente administrativa do Senac de Cedro, Liduína Bezerra, relata que neste ano de 2019 foi ofertada "uma infinidade de cursos online e presenciais", afirmando que são de extrema importância para as famílias: "Principalmente neste período tão desafiador para todos nós, que é a pandemia, a possibilidade de se obter uma renda extra chega em muito boa hora, por meio de cursos assim", pontua.