Entre outros fatores, Cedro foi contemplado por ter feito retornar aos estudos cerca de 100 estudantes nesses tempos delicados de pandemia.
Foto Arquivo: Marcos Rodrigues
A Plataforma, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, reconheceu publicamente os municípios que alcançaram a meta de (re)matrículas pactuadas no âmbito do Selo UNICEF, garantindo o direito à educação de crianças e adolescentes.
"Fora da escola não pode, mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos", é o slogan da Busca Ativa Escolar. É do conhecimento de todos que as iniciativas do governo do prefeito Dr. Nilson Diniz - nesta que é maior crise sanitária mundial, muito especialmente - são efetivas e têm transformado vidas.
O reconhecimento público às intervenções do governo municipal vem do entendimento de que a gestão se esforçou no combate à exclusão escolar no período e foi bem-sucedido. A Plataforma é um processo constante, cabendo ao Comitê Municipal procurar e resgatar a criança ou o adolescente que desistiu de estudar.
O prefeito Dr. Nilson Diniz comemora mais uma conquista do seu governo, afirmando: "Estamos recebendo a presente certificação em função das efetivas medidas implantadas na área educacional, de resultados animadores. Alcançamos o índice de (re)matrículas desejado".
A Busca Ativa local
A adesão do município à Plataforma aconteceu em 2017; de lá para cá, diversas ações foram postas em prática, pela garantia de que cada menino e a cada menina tenha o direito à educação. Os destaques são as visitas domiciliares e as audiências públicas. O Comitê Municipal atua em conjunto com vários parceiros - Ministério Público Estadual (MPCE), Conselho Tutelar, Secretarias do Trabalho e Assistência Social e de Saúde do Município, além da sociedade civil e profissionais da educação.
A secretária de Educação Tereza Bezerra informa que cerca de 100 estudantes, entre crianças e adolescentes, retornaram aos estudos no município. "Com o advento da Covid-19, os estudantes atuaram de forma remota, e nós demos o exemplo. O processo resultou na conquista do tão sonhado Selo Unicef. O reconhecimento da Plataforma diz respeito à maneira como fizemos o monitoramento das crianças e adolescentes, trazendo-os de volta aos estudos".
Todos pela inclusão escolar
A intenção da Plataforma Busca Ativa é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento do público infanto-juvenil que está fora da escola ou em risco de evasão. Por seu intermédio, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar. Desenvolvida pelo UNICEF, conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).
Neste mês de dezembro, equipes da Secretaria de Educação continuam mobilizadas na campanha "Fora da escola não pode, mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos", que é o slogan da Busca Ativa Escolar.
Confira a relação dos municípios agraciados com o reconhecimento: