A Semana Municipal de Combate às Arboviroses se estende até sexta-feira, dia 18 de dezembro. Tempo de cuidar da saúde!
Foto: Ana Paula
A Semana Municipal de Combate às Arboviroses, de 14 a 18 de dezembro, tem como tema "Quando a população participa, o resultado aparece". E acontece de forma remota, em função da propagação do novo coronavírus. Na segunda-feira (14), tivemos já o lançamento de uma série de vídeos com depoimentos de profissionais da Saúde, da Educação, do Meio Ambiente e da Assistência Social, com foco nas intervenções do governo municipal para o combate ao Aedes aegypti, por meio do relato de experiências bem-sucedidas e a melhoria dos índices na saúde do município.
Cuidado com as chuvas!
O prefeito e médico Dr. Nilson Diniz explica que a ação tem caráter pedagógico, ao levar conhecimento à população sobre os cuidados que deve ter, a partir de um conjunto de atividades desenvolvidas. Com a colaboração de todos, entende ele, "vamos vencer o mosquito". Faz um alerta: "Estamos nos aproximando da quadra chuvosa e, por conta do isolamento social, as famílias podem atuar conosco, em conjunto, para que possamos reduzir cada vez mais a proliferação do Aedes aegypti".
Contemplar toda a população
Na terça-feira (15), equipamentos da Secretaria do Trabalho e Assistência Social mobilizaram a comunidade para atividades em casa. Foram entregues panfletos, jogos e cartilhas educativas. "A parceria com o Comitê Municipal permite que ações estratégicas alcancem o maior número de pessoas, atingindo mãe, pai, crianças, gestantes, enfim, a população em geral", destaca a secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira.
Programa Criança Feliz
Atualmente atendendo 300 famílias, com a participação de 10 visitadoras, a ação desempenha papel determinante no combate às arborviroses em Cedro. Entre as atividades estão a leitura com a meninada, a preservação do quintal limpo e o preenchimento de chick-list com a eliminação de focos do mosquito em cada residência. "Nosso trabalho se dá de forma remota, com orientações temáticas pautadas na prevenção. O Criança Feliz é um trabalho feito com as famílias, que estão aprovando essa atividade extra", ensina a visitadora Danúbia Santana.;
O coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), Claudio Lima, entende que a pandemia não prejudicou o andamento das atividades em saúde. "Exemplo da continuidade dos trabalhos é a exibição de vídeos em aplicativos de mensagens instantâneas, as atividades de retorno sobre o mosquito Aedes aeygpti. Ele informa que a Semana Municipal também realiza gincanas virtuais, e finaliza: "O tema Quando a população participa, o resultado aparece' vai pautar diversas outras atividades essenciais de combate ao mosquito transmissor da dengue ".
Outras ações
A Secretaria de Educação realiza atividades nesta quarta-feira (16) com a participação de estudantes e do Programa Saúde na Escola (PSE). Nos dias 17 e 18, é a vez de a Secretaria do Trabalho e Meio Ambiente fazer mutirão de limpeza nos bairros Pega Avoante, Açude Velho, Alto do Padeiro e Açude Novo. O encerramento da Semana Municipal de Combate às Arboviroses de Cedro será marcado por uma live, com o resultado dos trabalhos e a entrega de comendas.