NOTÍCIAS

11-DEZ-2020

Aluna da URCA apresenta Projeto sobre Educação e Pandemia em Cedro

O tema surgiu a partir de sua afinidade com a Educação, tão habilmente transposta por ela para a área jurídica.

#Educação POR MACIEL 11 DE DEZEMBRO DE 2020

Foto: Reprodução/estudante

A covid-19 assola o mundo, causando perplexidade e unindo mentes e corações à busca de soluções. Momento de o homem mergulhar em seu interior e refletir acerca de seu papel em humanidade.

Com o título de "Educação e Pandemia: A efetivação do direito à Educação", o Projeto I de Monografia da estudante Tereza Cristina, que cursa Direito na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi apresentado à banca nesta última quarta-feira (9), partindo de experiência na E.M.E.I.F Leandro Alves Correia. O tema surgiu a partir de sua afinidade com a Educação, tão habilmente transposta por ela para a área jurídica.

"A adequação do Direito Constitucional (estudo das normas constitucionais) à Educação é oportuna. A pandemia é ineditismo temático, uma realidade vivenciada em Cedro, em qualquer parte, há alguns meses", explica a estudante, que também foi impulsionada pela mãe Hélis Cristina, professora da Leandro Alves Correia, para a escolha do tema. "Espero contribuir de alguma forma para a produção de conhecimentos sobre a realidade municipal".

Para o prefeito Dr. Nilson Diniz, é demais importante a discussão de temas relacionados à Educação e à pandemia. "Acredito que o projeto poderá auxiliar com novos conhecimentos, e assim possamos enriquecer o debate, inclusive realizando e concluindo ações demandadas pela estudante em sua pesquisa", explica.

Próximos passos

Para ampliar ainda mais esses conhecimentos, a jovem Tereza Cristina realizará pesquisa qualitativa, com amparo documental e bibliográfico, tudo baseado em questionários online dirigidos a docentes e discentes. "Vou avaliar essa amostra, objetivando discutir as informações coletadas, a fim de compreender o fenômeno pandêmico e seus reflexos no processo educacional do município", ressalta.

Desafios

Questionada sobre a pandemia, ela acredita que o presente momento tem trazido muitos desafios,e outros tantos serão ainda enfrentados. Adaptações estão acontecendo, como é o caso das aulas remotas e as dificuldades de acesso à conectividade e autonomia de alunos e familiares aos estudos. "Precisamos refletir e traçar estratégias para o futuro, como o ensino hibrido, caso seja implementado. Se elaborado com segurança, teremos dias melhores com o novo formato", discorre a estudante.

A apresentação do projeto de Tereza Cristina deu-se por meio da plataforma Google Meet, sob orientação da Prof. Ms. Elizabeth Rodrigues, tendo na banca o Prof. Ms. Fernando Castelo Branco.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 1 dia(s)

Outubro Rosa é Finalizado em Cedro com Exames e Ações Educativas nas UBS’s

Cedro encerrou em grande estilo a campanha “Outubro Rosa”, voltada para a prevenção e combate ao câncer de mama.

#Agenda Há 1 dia(s)

Cedro brilha na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

Tem prêmio de peso vindo por aí pra Cedro! Aguardem!

#Agenda Há 1 dia(s)

Construção de Passagem Molhada no Distrito de Candeias avança em ritmo acelerado

Obra no riacho do Morcego está a todo vapor.

#Agenda Há 2 dia(s)

Encerramento da Festa das Crianças de Cedro será nesta quinta-feira (31), no CSU

Desde o início do mês, caravana com várias atividades de recreação percorre os distritos, levando alegria para a meninada

#Agenda Há 3 dia(s)

Estátua de São João Batista, com 15 metros de altura, será entregue no final de 2025

Monumento do Padroeiro de Cedro, sonho da comunidade católica local, será iniciado em janeiro vindouro e irá incrementar ao turismo religioso no município

#Agenda Há 3 dia(s)

Baixio do Gabriel e Maguary farão a final do II Campeonato de Futebol Master Cedrense - 2024

Partida, no próximo sábado, dia 2 de novembro, acontece na arena Barbosão, no distrito Santo Antônio, a partir 15 horas

#Agenda Há 3 dia(s)

RGs solicitados no Caminhão do Cidadão na Várzea da Conceição estarão disponíveis para entrega em 31/10

Documentos foram requeridos nos dias 26, 27 e 28 de agosto. O serviço é uma realização da Prefeitura de Cedro em parceria com o Governo do Ceará

#Agenda Há 3 dia(s)

70 estudantes de Cedro participaram da 2ª fase da Obmep 2024

Mais de 900 mil estudantes vão disputar as medalhas de ouro, prata e bronze da maior olimpíada do conhecimento do país. E o nosso município está competindo, firme

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito