Dos 1.920 mil municípios inscritos, de 18 estados, 431 foram contemplados com a certificação do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância.
Foto: Arquivo/prefeitura
Em solenidade virtual nesta terça-feira (8/12), o município de Cedro foi anunciado como um dos agraciados com o Selo Unicef (edição 2017-2020), pelos avanços na garantia dos direitos de meninas e meninos à educação, à saúde, à proteção contra a violência e à participação social. Diversos são os programas, projetos e ações que justificam a conquista.
Selo é reconhecimento pelo que se fez
Desde início do mandato, o prefeito Dr. Nilson Diniz tem pautado sua gestão no bem-estar de crianças e adolescentes, com a garantia de educação, saúde e assistência social de qualidade. "Nos últimos oito anos, ampliamos medidas que transformaram vidas, com apoio das secretarias municipais, melhorando índices, promovendo felicidade".
Sobre a conquista do Selo Unicef, o prefeito eleito Joãozinho de Titico parabeniza todos que fazem a atual gestão, e se compromete em dar continuidade à missão de melhorar os serviços prestados especificamente a esse público. "Prosseguiremos com o que já é reconhecidamente bom, com investimentos e ações, incrementando cada vez mais os índices sociais do município".
Nos últimos anos, a mobilização para a conquista do Selo no município de Cedro pautou eventos, fóruns comunitários e reuniões das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde. Envolveu ainda ações do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Conselho Tutelar, escolas, voluntárias. Grande foi a mobilização social.
Solenidade de premiação
O evento que anunciou os municípios agraciados foi apresentado por ator Bruno Gagliasso e pela influenciadora digital (e também atriz) Thaynara OG. Contou com a presença de embaixadores do Unicef no Brasil - Renato Aragão, Daniela Mercury, Lázaro Ramos e a personagem Mônica, do cartunista Maurício de Sousa, entre outros convidados. "Temos a honra e a responsabilidade gigante de mobilizar o máximo de pessoas na defesa das meninas e meninos do nosso país", comentou Lázaro Ramos, entusiasmado.
Para Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil, a participação social no contexto da conquista do Selo Unicef foi algo determinante. "O Selo propõe um trabalho intersetorial e integrado de gestão, com foco em resultados concretos, a partir do diagnóstico, do monitoramento e da avaliação participativos", explica.