Foram debatidos temas como balanço anual, programação da ação (entre os dias 14 e 18 próximos), intervenções de incentivo, plano municipal
Foto: Marciel Bezerra
A secretária de Saúde do Município, Sayonara Moura, reuniu-se na tarde da quinta-feira (4) com os Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para planejar a Semana de Combate ao Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya.
O prefeito Dr. Nilson Diniz ressalta que Cedro permanece em "alerta absoluto" no combate ao mosquito transmissor das três arboviroses que tanto preocupam a população. "A Semana tem por objetivo ampliar as medidas já em andamento, através de um Plano Municipal de Combate. Com a chegada da quadra chuvosa, os cuidados se acentuam. Vamos receber 2021 com mais tranquilidade", explica.
Também participaram do encontro membros do Comitê Municipal e Brigada de Combate às Arboviroses, Conselho Municipal de Saúde, Programa Saúde na Escola (PSE) e os secretários de Educação, de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Trabalho e Assistência Social.
A Semana Municipal 2020
De 14 a 18 deste mês serão realizadas diversas atividades, entre elas uma exposição com as ações deste ano, a presença do laboratório da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) no município, lives e vídeos educativos nas redes sociais da prefeitura, além de um Dia "D" com os cuidados da Secretaria Municipal de Saúde.
As secretarias municipais, que estão trabalhando de forma remota com seus públicos, terão papel fundamental no bom êxito do evento, levando informações e reforçando a assistência aos usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Escolas da rede municipal de ensino realizarão atividades com os estudantes e suas famílias. Especialmente, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos fará mutirão de limpeza em bairros reincidentes das doenças.
Apesar da pandemia, os profissionais de saúde de Cedro têm desempenhado papel importante no combate às arboviroses, de forma ativa, com visita peridomiciliares (até o portão, por exemplo). "Fizemos bloqueio nos bairros, ampliando a entrega de repelentes para as gestantes de Cedro. Também adquirimos larvicidas e testes rápidos", pontua a secretária Sayonara Moura.
Situação no município em 2020
Atualmente, são 80 casos de dengue e um caso de zika e um de chikungunya, de acordo com o Boletim Epidemiológico gerado pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-Online), desta quinta-feira (03).