Profissionais da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) também estiveram na maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar
Foto: Maciel Bezerra
Acompanhados da Coordenadora Luciana Barreto e da secretária Sayonara Moura. Foi nesta quinta-feira (3).
Desde o início da pandemia, o município tem viabilizado estratégias para controlar a doença e oferecer mais segurança à população. Uma dessas iniciativas é o Centro de Referência para Enfrentamento à Covid-19. "A ação faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus. Seu objetivo é ampliar a testagem da nossa população", ressalta.
Para a coordenadora da 17ª CRES, Luciana Barreto, o centro de testagem de Cedro é uma referência, atende todos os requisitos sanitários de assistência à saúde, disponibilizando exames e promovendo atendimento multidisciplinar. São vários profissionais envolvidos. "É um modelo para a nossa região, por isso estamos fazendo um apanhado das ações aqui realizadas e gravando vídeos para apresentar na próxima reunião da Comissão dos Secretários de Saúde para a macrorregião do Cariri", explica.
Técnicos da CRES fizeram ainda uma visita técnica ao Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar. "O hospital é um orgulho para a nossa Região de Saúde, com a resolutividade desejada. Viemos a Cedro acompanhar um convênio do Estado (para o combate à pandemia) e aproveitamos para conferir a estrutura física e a equipe do Zulmira", ressalta Luciana, afirmando que, dentro da rede de saúde da macrorregião do Cariri, o hospital de Cedro é estratégico. "No início do próximo ano, estaremos com um programa de incentivo hospitalar. E agora, constatamos a qualidade dos serviços aqui prestados".
Ainda no Zulmira
Técnicos da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde inspecionaram as formas de atendimentos, produção, serviços ofertados e a estrutura, que atende não somente a parte relacionada à pandemia. É muito mais amplo.
A secretária Sayonara Moura fala do empenho da gestão municipal para o pleno funcionamento deste equipamento. "Foi pelo esforço do prefeito Dr. Nilson que o habilitamos para a população". A titular da pasta da Saúde municipal informa que o Zulmira tem condições de transformar-se, no futuro, em unidade de acompanhamento às síndromes gripais. "É junto ao Ministério da Saúde que esses os centros, em todo país, serão habilitados", finaliza.
Boletim
No boletim divulgado quinta-feira (3), a Secretaria de Saúde de Cedro contabilizou 598 casos confirmados, 97 pessoas aguardam resultados de exames e 564 pessoas se recuperaram da covid-19.