De março a outubro foram 4.712 atendimentos nas especialidades enfermagem, clínica médica, psiquiatria e psicologia.
Foto: Marciel Bezerra
De março a outubro foram 4.712 atendimentos nas especialidades enfermagem, clínica médica, psiquiatria e psicologia.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) segue normalmente atendendo pacientes e realizando novos acolhimentos no período da pandemia do novo coronavírus. Desde o mês de março, quando foram registrados os primeiros casos no Ceará, novas medidas foram implantadas para garantir a continuidade dos serviços. Até o fechamento do balanço no início deste mês de dezembro, a enfermagem lidera os atendimentos (2.298), seguida pela psiquiatra (1.492), clínica médica (734) e psicologia (189).
Todas as equipes estão adotando as medidas adotadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Governo do Ceará e a própria gestão municipal no tocante aos cuidados com a Covid-19. "Apesar desse período de isolamento social, muito dos nossos pacientes não podem ficar sem atendimento, por isso decidimos reorganizar toda a estrutura para que possamos manter os serviços", pontua o prefeito Dr. Nilson Diniz.
Outra ação recentemente implantada no CAPS foi o plantão psicológico, que acontece toda quarta-feira. Não será necessário agendamento. "Desde o final do mês passado que estamos realizando esse tipo de atendimento, com palavras de conforto para que as pessoas mais afetadas com a atual situação consigam reequilibrar o seu estado emocional", destaca a Secretaria de Saúde, Sayonara Moura.
Casos de Covid-19
Atualmente o município conta com 598 casos confirmados, 562 moradores recuperados e 14 óbitos. O boletim completo pode ser conferido diariamente no site www.cedro.ce.gov.br.