Prefeitura dará continuidade aos cuidados com o mutirão de exames de mamografia na unidade móvel, nas zonas rural e urbana.
Foto: Simone Firmo
A saúde da mulher cedrense justifica a permanência de um trabalho que representa mais vida, mais dignidade.
A prefeitura de Cedro realizou inúmeras ações de prevenção ao câncer de mama na sede e zona rural do município, no período de 17 a 25 do mês passado. O trabalho, porém, não para. O prefeito Dr. Nilson Diniz ressalta que objetivo do Outubro Rosa é chamar a atenção da população para a realidade da enfermidade e o seu diagnóstico precoce. "Mesmo com a pandemia, prosseguimos com o trabalho, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Realizamos 250 mamografias e vamos ampliar a atenção no mês de novembro".
O município tem um grande aliado nesse movimento - o Projeto "Amigos do Peito", que fortalece as ações de cuidados com a saúde da mulher, contribuindo para a redução da mortalidade por câncer de mama. Primeiramente, as cedrenses devem passar por uma triagem no posto de saúde mais próximo. "Não esqueçam de levar o cartão do SUS para agilizar o atendimento. Tem mais: é do nosso maior interesse realizar ações educativas, como a importância do autoexame", pontua a Secretaria de Saúde, Sayonara Moura.
A dona de casa Francinete Bezerra tem participado das edições do Outubro Rosa, realizando a sua mamografia. "Fui informada pelas agentes comunitárias de Saúde da importância da realização do exame, isso demonstra um olhar mais atento da gestão municipal com o bem-estar e a qualidade de vida da mulher cedrense".
Novembro Azul
Com objetivo de sensibilizar e informar a população masculina sobre o câncer de próstata, diversas ações estão acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cedro. Estão previstos 40 exames de toque retal por dia, nos 13 postos de saúde locais. A programação, por distrito, pode ser conferida no site www.cedro.ce.gov.br