Outros 127 casos estão em investigação. Até o momento, foram sete óbitos registrados
Foto: Divulgação
Dos 209 pacientes confirmados com o novo coronavírus e atendidos no município, 107 estão recuperados da doença, de acordo com o Boletim da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde..
Desde o início da pandemia, o Governo Municipal, com apoio de parceiros, tem adotado as medidas cabíveis de combate à doença que provoca infecções, afetando o sistema respiratório. "Nessa luta, de futuro incerto e mesmo com os nossos esforços, pedimos a ajuda da população para continuarmos com o isolamento social", ensina Dr. Nilson Diniz.
O prefeito informa que os casos positivos estão sendo acompanhados pelo Canal de Atendimento da Saúde, que diariamente monitora os pacientes por telefone, inclusive nos feriados e finais de semana. "Além dos postos de saúde e do hospital referenciado, temos profissionais dedicados para cuidar da nossa gente, levando tranquilidade a todos", detalha.
Procedimentos
O acompanhamento começa com a notificação do paciente infectados ou sob suspeita de contaminação pelo novo coronavírus, para quem a recomendação é o isolamento; a ação costuma durar cerca de 14 dias, com o período podendo ser encurtado ou prolongado pelos médicos, de acordo com a progressão do quadro.
A Secretaria de saúde alerta para o aumento de casos na região Centro-Sul e no Cariri. "Nossa Macrorregião de Saúde continua em alerta. E a melhora dos índices (diminuição da curva de contaminação) precisa da colaboração de todos", ressalta a secretária de Saúde Sayonara Cidade.
Números atuais
Cedro conta com quase duas mil pessoas em acompanhamento. "Os moradores recebem ligações e medicamentos, com o devido acompanhamento. Nossa meta é reduzir o número de casos", salienta a coordenadora de Vigilância do Municipal, Marília Cortez. Para ela, o monitoramento tem sido de grande eficácia para redução da doença. "Desde de março estamos nessa luta sem tréguas".
O cidadão pode conferir o Portal da Prefeitura, onde estão todas as informações sobre a pandemia da covid-19. Acesse: www.cedro.ce.gov.br