É mais uma conquista maiúscula para o município, para o público infanto-juvenil. Serão contempladas as categorias Futsal, Voleibol, Futebol Society e Handebol.
Foto: Arquivo PMC
Projeto prevê ainda Orientação Social e Pedagógica nas zonas urbana e rural.
A Secretaria do Esporte e Juventude do Estado do Ceará (Sejuv) divulgou na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (21) o resultado final do III Edital de Projetos Desportivos e Paradesportivos, por meio da lei de Incentivo ao Esporte do Ceará. O projeto "Crescendo com o esporte" de Cedro foi um dos contemplados.
O município receberá R$ 156.988,66 para a execução das atividades previstas, a serem executadas nos diversos equipamentos públicos disponíveis - Areninha Antônio José Pitombeira de Almeida, Ginásio Poliesportivo, Centro Social Urbano (CSU) e quadra poliesportiva da Escola Antônio Laurênio de Oliveira, no distrito de Santo Antônio.
Dr. Nilson Diniz enfatiza a prática esportiva, nas diversas modalidades, como prioridade da administração. "Participar desse Edital possibilita um olhar mais atento sobre crianças e jovens, principalmente no tocante aos cuidados com a saúde deles", explica. Sobre a parceria com o Governo do Estado, destaca que a aprovação no Edital é uma forma de inserir novas modalidades em âmbito local, resultando em inclusão social. "Já temos Areninha, brinquedopraça, academia ao ar livre, além doutros equipamentos que se transformam em ambiente para um programa familiar. Bem-estar e saúde sempre, eis a nossa meta".
O secretário de Esporte de Cedro, Clériton Júnior, lembra que a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte (nº 15.700/2014) estabelece benefícios fiscais para pessoas jurídicas que estimulem o desenvolvimento do Esporte, através de patrocínio ou doação para projetos desportivos ou paradesportivos. Diz mais: "Além deste aí já aprovado, outras modalidades esportivas no município podem se inscrever, desde que estejam com o Cadastro Pessoa Jurídica (CPNJ) ativo".
Para Cristina Ferreira, coordenadora do "Crescendo com o Esporte", a aprovação do Projeto chega em momento demais oprtuno: as comemorações do centenário da cidade. "Democratizar o acesso à prática do esporte educacional é promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. É ferramenta de formação da cidadania. Mais uma grande conquista da população", comemora.
Próximos passos
Passada a etapa de divulgação dos resultados, a Coordenação do Projeto parte para o cronograma das ações, com vistas à execução das atividades. Os passos seguintes são: envio da Carta de Intenção de Patrocínio a SEFAZ, para emissão do Certificado de Autorização de Crédito - CAC; captação de recursos; emissão de certificado; transferência de recursos; execução do projeto e, por fim, a prestação de contas.