13-JUL-2020

Visitadoras do Criança Feliz fazem entrega de atividades para as famílias

Atualmente, o Programa realiza o atendimento a 300 famílias no município, com crianças entre zero e seis anos de idade.

#AssistênciaSocial POR MACIEL 13 DE JULHO DE 2020

Foto: Marcones Silva

Desde março, quando foram registrados os primeiros casos do novo coronavírus no estado do Ceará, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, faz a entrega de materiais educativos para a execução de atividades domiciliares pelos alunos da rede municipal de ensino. Por todo o mês de julho, o Programa Criança Feliz tem continuidade com o repasse de kits contendo lápis, borracha, cola, caderno e outros itens.

O atendimento por parte das visitadoras acontece de forma articulada com as demais políticas públicas do município. "Esse apoio é necessário para as famílias que não possuem acesso às redes sociais, e assim elas continuem tendo acesso ao Programa", explica o prefeito Dr. Nilson Diniz.

As visitas, evidentemente, obedecem às normas impostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e secretarias estadual e municipal de saúde relacionadas à contaminação pelo novo coronavírus. Por ocasião da entrega do material, as visitadoras repassam ainda informações sobre a importância do isolamento social, uso de máscara e cuidados com os primeiros sintomas.

O Programa Criança Feliz

A ação é do Governo Federal com gerenciamento dos municípios. Na prática, tem como premissa a atenção e o desenvolvimento integral da criança no período da primeira infância. Promove ainda o apoio às gestantes e à família na preparação para o nascimento e os cuidados no período perinatal, que vai da 28ª semana de gestação à primeira semana de vida do bebê.

A secretária do Trabalho Luciana Vieira avalia a ação como "muito positiva", e que a população está descobrindo um novo jeito de cuidar dos seus filhos. "O programa é muito importante na primeira infância, e as medidas adotadas subsidiam o acesso às políticas e serviços públicos pelas famílias mais necessitadas, melhorando os cuidados com o futuro dos filhos", ressalta.

Vídeos educativos

Nas redes sociais e no site da prefeitura, os profissionais do Criança Feliz exibem vídeos criados por eles para mobilizar a população em relação ao isolamento social, com etapas motivacionais e educativas.