08-JUL-2020

Cedro supera índices nacionais em gestão do Bolsa Família

Apurados anualmente pelo Ministério da Cidadania, os dados são referentes ao mês de abril. Município foi melhor em quatro itens

#AssistênciaSocial POR MACIEL 08 DE JULHO DE 2020

Foto: Divulgação

O município de Cedro ultrapassou o índice levantado pelo Governo Federal, que mede a qualidade e o desempenho das ações em matéria de Cadastramento e Acompanhamento das condições de Educação e Saúde das famílias beneficiárias, entre outras. O resultado mostra a eficácia dos serviços prestados no atendimento às famílias que precisam deste programa social.

Cedro foi maior em todos os quesitos

No Acompanhamento da atualização cadastral, a média nacional é de 83,29, enquanto a nota do município foi de 88,56 - 5,27 a maior. No Acompanhamento das condicionalidades da Educação, a meta nacional é de 93,06 e o índice local foi de 93,96 - 0,9 a maior. Na Condicionalidade da Saúde, a média nacional é de 79,70 e o município alcançou 97,99 - 18,29 a maior. No item Fator de operação, a meta nacional é de 84,83 e o município registrou 92,26 - 7.43 a maior.

O prefeito Dr. Nilson Diniz ressalta que os números representam a expansão de serviços operacionalizados pelo Governo Municipal para melhorar à qualidade de vida das famílias que mais necessitadas. "Alcançamos patamares significativos, e que possamos prosseguir investindo em ações sociais efetivas, nas diversas áreas. Parabenizo todos os profissionais engajados", pontua.

A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, reforça as palavras do Prefeito, explicando que, com base nestes índices, que variam de 0 (zero) a 1 (um), são avaliados os desempenhos relacionados ao Cadastro Único pelas equipes municipais. "Parabéns ao pessoal envolvido pelo excelente desempenho atingido, superando a média nacional em todos os indicadores".

Engajamento em prol dos cedrenses

As ações do Bolsa Família (programa de transferência de renda do Governo Federal) são centralizadas e acompanhadas por técnicos do Cadastro Único, Prefeitura de Cedro, Secretaria do Trabalho e Assistência Social, além das secretarias de Educação e de Saúde. O município conta com 3.677 famílias beneficiárias do Programa. No mês de junho, foram transferidos R$ 821.822,00.

Em 2019, Cedro também alcançou as metas estabelecidas, com a realização de diversas medidas de ampliação dos serviços e a melhoria do acesso da população a esses serviços. Para melhor exemplificar, citemos o Cadastro Único, que passou a contar com um espaço mais amplo, no sentido de acolher as famílias usuárias, agora funcionando na Rua Tabelião Raimundo dos Santos, 260, no bairro de Fátima. O local fica próximo à secretaria Municipal de Saúde, e fica aberto das 7h às 13 horas, de segunda à sexta-feira.