A secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial, continua o trabalho junto à população.
Foto: Werlly Teixeira
No último balanço divulgado, foram 646 atendimentos presenciais no mês de junho: 315 de enfermagem, 126 clínicos-médicos, 176 de psiquiatria. E mais 30 de psicologia por teleatendimento.
O novo coronavírus está impactando na saúde mental das pessoas. Para o prefeito Dr. Nilson Diniz, que é médico, o momento é delicado, exigindo muito cuidado das autoridades. "O volume de informações desencontradas sobre a pandemia tem mexido com a vida social e financeira das pessoas", avalia o prefeito de Cedro. "Os resultados são a incertezas e medos quanto ao futuro. É importante manter a calma e construir uma rede de apoio para lidar com essas situações. O CAPS aí está para fazer esse papel".
Os atendimentos de psicologia foram direcionados a pacientes graves, por meio de teleatendimento, pela Central de Apoio Emocional - (88) 9.9680-5819. "Não é à toa que sentimentos como angústia, temor, pânico e tristeza estejam sendo desencadeados ou agravados nesse momento", explica o coordenador do CAPS, enfermeiro Werlly Teixeira.
Acolhendo todos que necessitem
No CAPS são tratados transtornos mentais severos e persistentes e depressões graves, com o acompanhamento e a reinserção psicossocial dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. A secretária de Saúde Sayonara Moura explica que as ações buscam garantir apoio às famílias no isolamento social. "Checamos a saúde física e mental do usuário, aplicamos técnicas terapêuticas durante o telefonema. Nossos profissionais estão de parabéns pelo trabalho".
A psicóloga Jéssica Renata ressalta que com o avanço da pandemia, o isolamento social é a medida adotada mais eficiente para conter a proliferação do vírus. Mas esse distanciamento, que é vital, acarreta complicações. São muitas informações pelos celulares, televisão e outros dispositivos tecnológicos. "O que tem acarretado ansiedade e medo, aumentando assim a procura pela Central de Atendimento Emocional".
O serviço de teleatendimento da Prefeitura de Cedro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, por meio do WhatsApp - (88) 9.9680-5819.