NOTÍCIAS

22-JUN-2020

Recém-nascidas são transportadas de Cedro para Quixeramobim em helicóptero do Ciopaer

De acordo com familiares, elas passam bem.

#Saúde POR MACIEL 22 DE JUNHO DE 2020

Foto: Divulgação/Redes sociais

As crianças tiveram problemas no momento do parto e precisaram ser transferidas, em caráter de urgência, para o Hospital Regional do Sertão Central, na última sexta-feira (19).

A aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), com Unidade Tratamento Intensivo (UTI) adequada a esse tipo de procedimento, pousou no trecho duplicado Avenida Vereador Pedro Lopes Vieira. A ação aconteceu em conjunto com o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), cuja ambulância transportou as gêmeas em uma incubadora até o local, evacuado por guardas de trânsito e policiais militares.

Dr. Nilson Diniz parabenizou a dedicação da Base local do Samu, "envolvida de corpo e alma" no processo de transferência das gêmeas para o Hospital Regional de Quixeramobim. Um trabalho diferenciado, como é do feitio dessa equipe de profissionais. "Ressalto o empenho do pessoal do Hospital Zulmira Sedrim de Aguiar e da Secretaria de Saúde pelo apoio que deram ao episódio. Destaco ainda o trabalho da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Parabéns a todos".

Nas redes sociais, o prefeito de Cedro lembrou que a expansão das ações áreas de urgência em saúde, por parte do governador Camilo Santana, tem sido vital para assegurar vida a quem mais precise, como é o caso das recém-nascidas. Por transporte terrestre, o deslocamento até o sertão central duraria cerca de seis horas; de helicóptero, menos de uma. "Não foi a primeira vez que pacientes daqui foram transportados em aeronave do Ciopaer. Agradecimentos ao governado do estado".

Em publicação nas redes sociais, o Ciopaer informou que as pacientes nasceram prematuramente, com gestação de 34 semanas - o normal é entre 38 e 42 semanas. Até a manhã desta segunda-feira (22), de acordo com boletim atualizado da unidade de saúde, as crianças passam bem. "A parceria com o Centro Integrado de Operações Aéreas, a agilidade com que trabalhamos, demonstra os cuidados dos Governos do Estado e do Município em salvar vidas, além de agradecer ao médico Dr. Rubens Júnior, pelo atendimento inicial que foi primordial para salvar as crianças", destaca a secretaria de Saúde, Sayonara Moura.

Linha de tempo

Em 2017, aconteceu o primeiro atendimento aéreo no município: uma recém-nascida, igualmente por complicação no parto. Teve de ser transferida para Fortaleza. Em 2019, no mês de maio, um idoso foi transportado com doença cardíaca também para a capital.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 1 dia(s)

Outubro Rosa é Finalizado em Cedro com Exames e Ações Educativas nas UBS’s

Cedro encerrou em grande estilo a campanha “Outubro Rosa”, voltada para a prevenção e combate ao câncer de mama.

#Agenda Há 1 dia(s)

Cedro brilha na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

Tem prêmio de peso vindo por aí pra Cedro! Aguardem!

#Agenda Há 1 dia(s)

Construção de Passagem Molhada no Distrito de Candeias avança em ritmo acelerado

Obra no riacho do Morcego está a todo vapor.

#Agenda Há 2 dia(s)

Encerramento da Festa das Crianças de Cedro será nesta quinta-feira (31), no CSU

Desde o início do mês, caravana com várias atividades de recreação percorre os distritos, levando alegria para a meninada

#Agenda Há 3 dia(s)

Estátua de São João Batista, com 15 metros de altura, será entregue no final de 2025

Monumento do Padroeiro de Cedro, sonho da comunidade católica local, será iniciado em janeiro vindouro e irá incrementar ao turismo religioso no município

#Agenda Há 3 dia(s)

Baixio do Gabriel e Maguary farão a final do II Campeonato de Futebol Master Cedrense - 2024

Partida, no próximo sábado, dia 2 de novembro, acontece na arena Barbosão, no distrito Santo Antônio, a partir 15 horas

#Agenda Há 3 dia(s)

RGs solicitados no Caminhão do Cidadão na Várzea da Conceição estarão disponíveis para entrega em 31/10

Documentos foram requeridos nos dias 26, 27 e 28 de agosto. O serviço é uma realização da Prefeitura de Cedro em parceria com o Governo do Ceará

#Agenda Há 3 dia(s)

70 estudantes de Cedro participaram da 2ª fase da Obmep 2024

Mais de 900 mil estudantes vão disputar as medalhas de ouro, prata e bronze da maior olimpíada do conhecimento do país. E o nosso município está competindo, firme

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito