No começo da semana, o Laboratório Municipal Doutor Antenor Cavalcante recebeu kits com teste rápido para a identificação da doença
Foto: Marciel Bezerra
Os 500 testes adquiridos pela Prefeitura de Cedro são capazes de identificar a dengue após o primeiro dia de sintomas. Com a testagem, a Secretaria de Saúde pretende agilizar o diagnóstico, permitindo os necessários cuidados à recuperação dos pacientes. Importante: o exame de sangue tradicional leva em média 15 dias para a confirmação da doença.
O prefeito Dr. Nilson Diniz lembra que a medida está inserida no planejamento municipal de combate ao mosquito Aedes Aeygpti. "Os testes estão sendo adquiridos com recursos próprios, e que possamos cada vez mais rápido identificar os casos que possam surgir no município", pontua.
Com os testes disponíveis nas Unidades de Saúde, os profissionais irão avaliar, caso a caso, quais pacientes poderão fazer a análise. Antes, os casos de dengue e chikungunya eram identificados pelos sintomas apresentados, e só depois confirmados pela sorologia (exame de sangue). "Agora, será possível saber, em poucos minutos, se a pessoa está acometida dessa arbovirose", enfatizou a secretária de Saúde, Sayonara Moura.
Foram adquiridas, inicialmente, 20 caixas contendo 25 testes, totalizando 500 unidades. O valor do investimento é de 7 mil reais. Para a realização do teste, o paciente deve ser avaliado por profissional de saúde de quaisquer das três Unidades Básicas de Saúde (UBS - Centro, Prado e Pega Avoante) do município, além do hospital Zulmira Sedrim de Aguiar.
Situação de Cedro
Atualmente, são 17 casos de dengue e nenhum de zika e chikungunya, de acordo com o Boletim Epidemiológico gerado pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-Online), desta quinta-feira (17). Após a confirmação do caso, os profissionais de endemias realizam o bloqueio no quarteirão onde mora a pessoa suspeita de dengue.
Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura reforçou os cuidados no combate ao mosquito transmissor da dengue, adquirindo, também com recursos próprios, 50 litros de inseticida contendo o princípio ativo Lambda-cialotrina, com formulação à base de água, e cinco caixas de larvicidas tipo pastilha Espinosade. Mais saúde, cuidados contínuos.