As ações aconteceram de forma remota, seguindo as medidas preventivas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Fotos: Redes sociais
Por meio da Secretaria de Educação e do Programa Saúde na Escola (PSE), certame envolveu as categorias desenhos, frases e produções textuais tratando da preservação dos recursos naturais e da sustentabilidade nesses tempos de pandemia. Confira as produções vencedoras, muito bem elaboradas!
Na última sexta-feira (5), estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino participaram de atividades em alusão a Semana Municipal do Meio Ambiente com o tema "Meio Ambiente e saúde, cuidar para viver melhor".
De acordo com a Coordenadora do PSE, Aldenoura Gomes, "as escolas têm se mantido dinâmicas e criativas" ao alertarem sobre o novo coronavírus e as consequências que acarreta. "Através das aulas remotas, demonstramos ser possível ensinar ao cidadão ampliar o seu nível de consciência em sociedade, preocupando-se com tudo que acontece ao seu redor", ressalta.
Dr. Nilson Diniz recebeu das crianças produções feitas por elas, com muito cuidado e afeto. Foram desenhos, frases, vídeos e produções textuais (paródias). O prefeito ressaltou a importância do momento e o incentivo e a participação dos pais nas dinâmicas. "Estamos felizes e esperançosos. Mesmo com o distanciamento da sala de aula, os alunos estão tendo a oportunidade de ampliar os conhecimentos. Para tanto, fundamental tem sido o apoio e o envolvimento da escola e dos pais".
Produções vencedoras
Na categoria desenho, a estudante do 1º ano Iohan Vieira Alves, da Escola Francisca de Jesus Cavalcanti, foi o ganhador. Ela fez um desenho mostrando os cuidados com o meio ambiente, focando nas medidas do isolamento social.
O estudante Herley Silva Martins, do 5º ano, da Escola Antônio Alves dos Santos, produziu a melhor frase, escrita em seu próprio caderno: "O nosso planeta precisa ser cuidado para ficar bem. Ajude o nosso mundo, reciclando e cuidando dos animais. Você pode salvar vidas".
A melhor produção textual é de autoria da professora Francisca Laysla Correia Lima, da Escola Antonieta Jucá Marques, tendo como orientadora Mariluce Barros Ferreira. Em um trecho da paródia, cita o trabalho da prefeitura do Cedro e da Secretaria de Saúde, alertando sobre o uso da máscara, álcool em gel e luva, cantando com muita emoção "O Cedro vai botar esse vírus para correr, com fé em Deus todos nós vamos vencer".
Encerramento de muitas lições
No último sexta-feira, dia 6 de junho, a Semana do Meio Ambiente foi finalizada com aula sobre artesanato, debates e a entrega de mudas das espécies nativas e frutíferas (ipês, cedro, caju, jaca, maracujá, pitomba, goiaba) à população.