Josefa Elizabete, Francineide Barbosa e Leidiane dos Santos mostram que em tempos de Covid-19 a confecção caseira dos equipamentos distribuídas com a população
Fotos: Marcos Rodrigues
Com apoio da Prefeitura de Cedro, elas são testemunhas da importância que teve da Secretaria do Trabalho e Assistência Social na ampliação do fator empreendedorismo e na melhoria de suas rendas familiares.
Diversas costureiras do município, nas zonas urbana e rural, transformaram em oportunidade a presente crise de pandemia do novo coronavírus para fazer algo de útil para a população e ainda garantirem renda extra para o sustento de suas famílias. Trabalham ligeiro com as mãos e os pés em suas máquinas de costurar, e o olhar atento ao tecido que, em forma de máscara, salva vidas.
"Parabéns às costureiras de Cedro", comemora o prefeito Dr. Nilson Diniz, celebrando a garra dessas mulheres valorosas, em seus ofícios transmitidos de geração a geração. "Nossa estimativa é confeccionar 25 mil máscaras enquanto perdurarem as ações emergenciais de combate à pandemia. São mulheres com uma trajetória em costura, e que estão felizes em colaborar com a arte que dominam".
"A linha e o linho"
Leidiane Santos, residente no Planalto dos Lemos, relata a participação em um curso no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (SENAC-CEDRO) e que mudou sua vida. "Minha renda é o Bolsa Família, que complemento. As coisas estão difíceis. Peço que continuem assim, dando trabalho a quem tem experiência e necessidade. Meu sonho é ampliar cada vez mais o meu serviço como costureira".
Moradora da Marreca, a costureira Francineide Barbosa explica que, no começo, ajudava a família na confecção de "máscaras de pano"; depois soube da oportunidade de confeccionar máscaras em maior volume para as famílias carentes. "Hoje estou aqui fazendo a minha parte, e é saudável praticar o bem, ajudar os que mais necessitam. Além de poder melhorar a minha renda familiar. Todos estamos parabéns".
A costureira Josefa Elizabete diz que os primeiros passos para a confecção das máscaras foram dados por sua mãe. Depois, ela ficou sabendo de um curso oferecido pelo CRAS da cidade, direcionado à fabricação desses equipamentos. "É gratificante participar desse instante. Sabemos que é algo simples a confecção das máscaras, mas o objetivo delas é muito nobre. Estou adorando participar, está ajudando demais na renda em casa".
Produção e prevenção
Desde o início de abril, estão sendo confeccionada máscaras EM Cedro para fins de prevenção à contaminação ao novo coronavírus. A unidade custa 0,55 centavos. "Queremos garantir a segurança de todas as pessoas que precisarem sair de casa e ir à farmácia, ao supermercado ou outros locais públicos. As máscaras de fabricação caseira feita aqui no município são de qualidade", explica a secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira.
O uso de máscaras, recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), é indispensável para evitar a propagação do vírus. Além do decreto municipal, o Governo do Estado anunciou a obrigatoriedade da sua utilização em todo o Ceará. "Estamos com ações preventivas no centro da cidade, as equipes são preparadas para ajudar no posicionamento das filas em bancos e casas lotéricas, entre outras", reforça a secretária de Saúde, Sayonara Moura.
Vídeos
Uma série de vídeos está sendo publicada no site da Prefeitura, com a rotina das costureiras, reforçando a importância do núcleo de Empreendedorismo, instalado na Secretaria do Trabalho e Assistência Social. "Elas agora são empreendedoras, e isso faz toda a diferença em suas vidas, na vida do município", finaliza o prefeito Dr. Nilson Diniz.