Os exemplos vêm das escolas da sede urbana e rural, e têm feito sucesso.
Foto: Redes Sociais / Arquivo professores
Pais também participam das atividades em casa. Com um detalhe: a saudade. Vídeos produzidos mostram o carinho dos professores pelos alunos, e também o trabalho árduo para manter o ensino de qualidade, mesmo que remotamente.
A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação e a parceria das escolas e creches, estão realizando aulas remotas com a utilização de vídeos educacionais criados pelos próprios professores. O trabalho contempla a narração de histórias, atividades, orientações sobre temas diversos e o necessário envolvimento dos estudantes e suas famílias, fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC e Documento Curricular Referencial do Ceará - DCRC.
O Prefeito Dr. Nilson Diniz explica que a tecnologia, mais do que nunca, tem se transformado em ferramenta decisiva fora da sala de aula, na medida em que possibilita a continuidade do ensino-aprendizagem nesses tempos isolamento social. "Os professores demonstram quanto são criativos com os vídeos. Destaco ainda o cronograma elaborado para a educação infantil".
A professora Verônica Leandro, da escola Leandro Alves Correia, no distrito do Vale São Miguel (sede Agrovila), atua na creche com crianças de 2 e 3 anos. Ela compartilha vídeos já com a letra "E"; em casa, a meninada realiza as atividades por meio de aplicativos de mensagens instantâneas. "Trabalhamos as competências e habilidades dos alunos da educação infantil com o apoio das famílias, que é fundamental nesse momento. Juntos nós vamos vencendo as dificuldades". Verônica ressalta a importância de incentivar os alunos a cada vez mais se envolverem nas atividades lúdicas e dinâmicas. "A ideia é despertar o desejo de aprender, continuando, nesse período, a permanência de atividades com foco na aprendizagem", finaliza.
Para a professora/coordenadora Merilândia Rafael, da Escola Francisca de Jesus Cavalcanti, trabalhar com a narração de histórias é de fundamental importância para uma maior interatividade, facilitando a pedagogia da sala de aula', na medida em que leva conhecimento por meio de aplicativos. "Estamos todos trabalhando incansavelmente para manter a rotina e, juntos, contribuirmos para uma educação e qualidade".
Os professores da Creche Maria Marilene Alves Diniz ressaltam a inovação das aulas remotas por meio de vídeos criativos, que facilitam as relações de ensino-aprendizagem. A professora Zuleide Fernandes gravou trabalho sobre pedras preciosas. Antes disso, as atividades diárias que passava para os estudantes era a leitura de livros, em casa, com apoio dos pais. Ao final, Zuleide revelou a saudade que está sentindo de cada aluno.
Árvore do amor
Na creche Maria Marilene Alves Diniz, os professores diariamente gravam vídeos para os estudantes. Emocionada, a professora Cássia Silva mostrou a "Árvore da saudade", com o nome de cada aluno. "Tia está morrendo de saudade, e com muita fé de que tudo isso vai passar", conta.
Receita do amor
Com o tema "Ingredientes do amor", o inspirado vídeo da professora Socorro Gregório destaca os nomes dos estudantes que estão em casa. É a forma que encontrou de homenageá-los. E o símbolo preparado foi um coração com a seguinte mensagem escrita: "Em breve, tudo vai passar e estaremos juntos. Saudades. Amo vocês, se cuidem", estava escrito.
Formas geométricas
Outro vídeo bastante bem produzido foi da aula ministrada pela professora Fátima Aquino, da Creche Maria Marilene Alves Diniz. No pequeno filme, ela explica as formas geométricas por meio de pinturas. Os resultados são bem positivos. "A mamãe de vocês vai fazer um quadrado de cor azul, e caprichem nas atividades. A tia está com saudade".
De acordo com a diretora da creche Maria Marilene Alves Diniz, Cecilia Viana, o apoio da gestão municipal é fundamental para que os 241 alunos participem diariamente, de forma remota, das atividades desenvolvidas. "Obrigado, Dr. Nilson. E parabéns aos 19 professores pelo para driblarmos este momento difícil que estamos enfrentando", salienta a diretora.
A Secretária de Educação, Tereza Bezerra explica que as professoras recebem formações para que possam trabalhar temas voltados para cada série. "Esses vídeos demonstram quanto é importante a qualificação da categoria. Os vídeos são uma prova de que, neste momento de pandemia, não descuidamos de promover um ensino de qualidade", celebra Tereza Bezerra.
Só lembrando!
As escolas e creches contam com grupos de WhatsApp e outras plataformas de ensino para a disponibilização de aulas entre familiares e estudantes. "Temos utilizado o suporte do MAISPAIC, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II e as formações dos professores tem acontecido na plataforma Google Classroom sob a coordenação da SEDUC estadual", pontua a Secretaria de Educação, Tereza Bezerra.