A ação é do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura. 1.269 famílias serão beneficiadas com os tíquetes.
Foto: Marcos Rodrigues
A Secretaria do Trabalho e Assistência Social realizou na manhã desta quarta-feira (13/5), continuando pela quinta-feira (14/4), a entrega de tíquetes do Programa Vale-gás, do Governo do Estado do Ceará. O benefício, anunciado pelo governador Camilo Santana como uma das medidas de auxílio às famílias vulneráveis no enfrentamento ao coronavírus, dá direito a uma recarga de gás e está sendo executado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.
O prefeito Dr. Nilson Diniz enaltece a parceria com o Governo do Estado, pelo apoio às famílias com ações sociais e de saúde, de modo emergencial, nesses tempos de grave enfrentamento ao novo coronavírus. "Estamos felizes pela chegada do benefício. A medida é uma ajuda substancial às famílias mais necessitadas, sob a orientação da gestão municipal", pontua.
Foram contempladas as famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância, inseridas no Cadastro Único e no programa Bolsa Família, com renda per capita igual ou inferior a R$ 89,34. Também têm direito ao Vale-gás os jovens do programa Superação. A lista completa está disponível no site www.cedro.ce.gov.br
A entrega dos tíquetes ficou dividia em três lotes: 1º em maio, 2º em junho e 3º em julho. O município terá 1.269 beneficiários, cada com 423 tíquetes. "As datas dos próximos lotes serão anunciadas de acordo com orientação do Governo do Estado", explica a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira.
Sobre as filas para recebimento
Uma comissão formada por funcionários públicos estabeleceu todas as diretrizes recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a organização nas filas, mantendo-se o distanciamento correto e ainda o uso de máscaras e de álcool em gel. "Neste primeiro dia ocorreu como esperávamos. Dividimos os beneficiários entre os que são da sede do município e os que são da zona rural, a fim de evitar aglomerações", informa Luciana.
Para receber o tíquete
O beneficiário deverá ter em mão os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e o nº do NIS. Após receber o Vale-gás, as famílias terão direito à recarga até julho. E deverão comparecer ao ponto de entrega com um botijão de 13kg vazio para fazer a substituição.