Máscaras, aventais, toucas, luvas, óculos de proteção, macacões de proteção, protetores faciais e álcool gel são ferramentas determinantes nas atividades de combate à pandemia.
Foto: Marciel Bezerra
Objetivo é garantir mais segurança a profissionais de saúde, que atuam diretamente no enfrentamento ao coronavírus, no trabalho de coleta de testes e transferência de pacientes suspeitos.
O prefeito dr. Nilson Diniz ressalta a importância dos equipamentos na proteção contra riscos capazes de ameaçar a segurança e a saúde dos profissionais envolvidos. "Já realizamos testes rápidos na categoria, agora são esses kits que estamos entregando. Os motoristas estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus, também são heróis. A população agradece".
A Secretaria de Saúde, Sayonara Moura, destaca que a iniciativa é uma recomendação do Ministério da Saúde e conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal. "A preocupação em manter nossos profissionais protegidos é constante. Nosso esforço é procurar meios de prevenção para todos".
O prefeito Dr. Nilson Diniz determinou a ampliação da entrega de kits aos profissionais da Segurança (Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito), além de garis.
Desinfecção de veículos
A prefeitura atua na desinfecção de toda a frota da Secretaria de Saúde. Três vezes por semana, seis ambulâncias, quatro vans, um micro-ônibus e um Fiat Fiorino que realizam o transporte de pacientes com doenças graves para Fortaleza e municípios da região recebem a limpeza. A higienização dura 15 minutos e é realizada pelos Agentes de Combate à Endemias (ACE), que passaram por treinamento, incluindo o uso adequado de EPIs.
Testes rápidos
Estão sendo realizados em profissionais da rede municipal de saúde. Já foram realizados em motoristas, médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de serviços gerais, agentes administrativos, atendentes de serviços médicos e atendentes de saúde bucal. Trabalho já foi iniciado entre os Agentes Comunitárias de Saúde e de Combate à Endemias.