pelo telefone (88) 9.9325-2186, de 7h às 21h, todos os dias da semana.
Foto: Marciel Bezerra
O número crescente de casos e a velocidade com que a covid-19 se alastra são preocupações constantes das autoridades em saúde do país. Uma das alternativas do município é o monitoramento da população. Por meio da Central de Atendimento da Secretaria de Saúde, enfermeiros e técnicos acompanham os chamados (tirando dúvidas e dando instruções) pelo telefone (88) 9.9325-2186, de 7h às 21h, todos os dias da semana.
A intenção do Governo Municipal é que, uma vez feito o diagnóstico por telefone, a implementação de uma solução seja a mais rápida possível. "Ao fazermos esse monitoramento, identificaremos o perfil de risco que vamos trabalhar e a população alvo", explica o prefeito Dr. Nilson Diniz.
Mês de abril
Foram 2.776 atendimentos, com uma média de 92 ligações diárias. O pico de pessoas monitoradas ocorreu nos dias 10 e 12, devido ao feriado da Semana Santa.
Mês de março
De 19 a 31, foram 1.436 ligações recebidas de cedrenses que chegaram de outros estados e municípios onde há/havia casos confirmados. "Durante o contato com os moradores, são repassadas informações para que se evite a contaminação pelo vírus. Ensinamos que o isolamento social é a solução, que fiquemos em casa", informa a secretaria de Saúde, Sayonara Moura.
A central de orientação já recebeu quase mil chamados com pedidos de informação, esclarecimento de dúvidas, questões relacionadas à aglomerações, entrega de medicamentos, links falsos, orientações sobre atendimento médico no município. O acentuado volume de procura revela que o monitoramento abrange as zonas rural e urbana. "Estamos levando esse apoio às famílias mantidas em quarentena. Caso sintam algum sintoma, imediatamente orientamos a pessoa a procurar atendimento médico", informa a coordenadora da Vigilância em Saúde, Marília Cortez.
Parceria fundamental
A participação das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), da Guarda Comunitária Municipal (GCM) e do Departamento de Trânsito (Demutran) nas barreiras educativas colocadas nas entradas de acesso à cidade tem sido fundamental para conter a propagação do novo coronavírus. "Todos os profissionais estão empenhados nesta luta diária. Não temos casos registrados em Cedro, estamos vigilantes, com todo aparato da gestão municipal", reforça o Secretário de Infraestrutura, Marcus Pitombeira.
Ações da Prefeitura nessa luta
- Criação de uma central por telefone, via WhatsApp.
- População monitorada por equipes de enfermeiros, com três ligações feitas diariamente;
- Atendimento médico em quatros posto de saúdes, de 7h às 21h, com três postos de saúde para atendimento em geral, uma unidade de pré-natal e uma de vacina rotineira.
- Compra de EPIs para profissionais de saúde, motoristas e SAMU 192.
- EPIs doados aqo município pela Grendene.
- Parceria entre as Polícias Militar e Civil, Guarda Municipal e Demutran.
- Aquisição de EPIs pelo governo municipal e doação dos Governos Federal e Estadual.
- Confecção de kit higiene com máscara, sabonete líquido e álcool gel para famílias no CADUúnico.
- Desinfecção de locais onde ocorrem aglomeração de pessoas - aplicação de saneantes em calçadas, bancos, portas de agências bancárias e corrimões de casa lotérica e supermercados pelos profissionais de endemias.
- Atendimento ao SAMU 192, com desinfecção da viatura, EPIs e orientação no combate à covid-19.
- Contratação de médicos para as Equipes da Saúde da Família (ESF).
- Orientação a pessoas nas filas de bancos, lotérias e nas barreiras educativas por profissionais de Saúde e da Segurança.
- Capacitação em paramentação, desparamentação e aquisição de EPIs para coveiros, funcionários do hospital e Agentes de Endemias.
- Atendimento a idosos, acamados e demais moradores que seguem orientação da Central de Assistência Farmacêutica (CAF).
Situação do município
Até o domingo (3/5), Cedro registrou 73 pessoas monitoradas, 46 notificados, 01 suspeitos e 01 caso confirmado do novo coronavírus. Todas as ações do Governo Municipal estão contidas no site www.cedro.ce.gov.br