Foram discutidas ideias a serem postas em prática por estudantes da rede municipal de ensino durante o isolamento social, por todo o mês de maio. Pais e professores estão envolvido
Foto: Divulgação
Para enfrentar a proliferação do Aedes Aeygpti, a Prefeitura de Cedro vem adotando diversas ações educativas para fazer frente à pandemia da covid-19. Na tarde de quinta-feira (30), membros do Programa Saúde na Escola (PSE - Educação e saúde) participaram de reunião por videoconferência para debater estratégias de combate ao mosquito transmissor e dengue, zika e chikungunya.
A ideia é fortalecer, neste período de enfrentamento ao coronavírus, a participação da família nas atividades domiciliares, com o engajamento de para a eliminação de criadouros em água acumulada. "O clima úmido, com chuva e calor, é ideal para a proliferação do Aedes aegypti, transmissor. Estamos investindo forte no combate. E o apoio da população é fundamental nesta guerra", pontua o prefeito dr. Nilson Diniz.
Na próxima terça-feira, 05 de maio, os estudantes irão participar de aula remota por meio de projeto desenvolvido pelo Programa Saúde na Escola (PSE). As atividades serão levadas às residências com chekin-lits e registros fotográficos. "As escolas formaram grupos de professores e, asssim, mobilizar os estudantes para os cuidados necessários; els orientarão os pais nas tarefas diárias", afirma a coordenadora do PSE - Educação, Aldenoura Gomes.
Aula virtual
Por método mês de maio, serão incluídas temáticas diversas com aulas virtuais, envolvendo os secretários de Meio Ambiente, Educação e Saúde, além de profissionais de endemias e agentes comunitários de saúde. "É importante que, neste momento, as aulas sejam dinâmicas. Vamos atingir o máximo o conhecimento, colocando em prática o aprendizado", ensina a secretária de Educação, Tereza Bezerra.
Campanha de comunicação
Iniciativa interessante, a rotina da faxina em suas residências será mostrada a partir da agora pelos estudantes pelas ondas dorádio. "Eles serão repórteres mirins, e darão o exemplo a outros colegas, mostrando o que é feito em suas casas", afirma o coordenador do Comitê de Combate às Arboviroses, Marciel Bezerra.
Desde o primeiro caso de dengue registrado na semana passada, o município vem realizando diversas ações como bloqueio nos quarteirões críticos, carro volante circulando com dicas. Tem ainda o mutirão de limpeza de canais, um trabalho conjunto das Secretarias de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Infraestrutura.
Casos no município, até o presente
DENGUE
Notificados: 11
Descartados: 04
Confirmados: 01
Sob investigação: 06
CHIKUNGUNYA
Notificados: 02
Descartados: 00
Confirmados: 00
Sob investigação: 02
ZIKA
Notificados: 01
Descartados: 00
Confirmados: 00
Sob investigação: 01